Após 30 anos, formação original do R.E.M. se reúne para avisar que não vai se reunir. Ok?

Após 30 anos, formação original do R.E.M. se reúne para avisar que não vai se reunir. Ok? Foto: CBS

Bandaça que marcou o rock e a cena alternativa a partir da década de 80, o R.E.M. já não existe mais desde 2011, mas será homenageado na noite desta quinta-feira com a indicação para o Songwriters Hall of Fame. A ocasião rendeu uma reunião do quarteto original – formado por Michael Stipe, Peter Buck, Mike Mills e Bill Berry – não para um show, mas para a primeira entrevista deles juntos em três décadas.

O famoso programa norte-americano CBS This Morning foi o responsável por botar os quatro ex-companheiros de banda juntos para refletir sobre a carreira. Mas serviu, também, para que eles reforçassem que o R.E.M. não retomará suas atividades, provavelmente nunca mais.

“Nunca seria tão bom”, resumiu Peter Buck.

Desintegrado em 2011, o R.E.M. fez sua última turnê em 2008. Do quarteto, apenas Berry não esteve presente em toda a trajetória da banda, pois se aposentou precocemente no meio dos anos 90, quando sofreu um aneurisma e quase perdeu a vida.

Stipe, Mills e Buck continuaram, mas resolveram botar um ponto final no grupo em consenso, apesar das diferenças (ou influenciados por elas). “Naquele ponto, não havia nada em que pudéssemos concordar, realmente, em termos musicais. Que tipo de música, como gravar, vamos sair em turnê, sabe essas coisas? Mal conseguíamos concordar sobre onde a gente iria jantar. Depois desse tempo todo, posso dizer que podemos simplesmente chegar a um acordo sobre onde jantar juntos”, definiu Buck.

Com discurso alinhado, Michael Stipe celebrou a boa relação dos quatro hoje em dia, longe da agitação da música. “Também estamos aqui para contar a história e estamos sentados à mesma mesa com profunda admiração mútua e amizade para toda a vida. Muitas pessoas que fazem isso não têm esse privilégio”, disse o vocalista, que admite sentir saudades do grupo. “Confesso que às vezes assisto a alguns de nossos shows no YouTube e não consigo acreditar que fizemos tudo aquilo”.

A entrevista pode ser conferida abaixo.

MDE 1 – horizontal miolo página
Beth Gibbons – anúncio horizontal fixo interna