Com um reggaezinho indie, Peter Doherty reativa o Babyshambles após 12 anos e anuncia turnê de reunião na Inglaterra

Com um reggaezinho indie, Peter Doherty reativa o Babyshambles após 12 anos e anuncia turnê de reunião na Inglaterra Foto: divulgação

Os Babyshambles estão de volta. A banda liderada pelo dândi Peter Doherty lançou “Dandy Hooligan”, seu primeiro single em 12 anos, marcando o início de uma nova fase que inclui uma turnê de reunião pelo Reino Unido agora neste final de ano.

A faixa foi gravada entre a Normandia e Manchester, produzida por Mike Moore (colaborador do Baxter Dury) e mixada por Ross Orton (que já trabalhou com Arctic Monkeys, M.I.A. e The Fall). De acordo com Doherty, trata-se de “uma canção reggae-ska-pop elegante, bem trabalhada e com uma melodia envolvente para se caminhar ao som dela com uma bengala afiada na mão”. Ele explicou ainda que a música é uma homenagem a uma figura lendária conhecida por enfrentar grupos da extrema direita britânica.

“Dandy Hooligan” é inspirada nas histórias de Bob Morris, amigo da banda e militante antifascista de longa data, que também estrela o videoclipe filmado por Roger Sargent na região de Soho, em Londres.

O retorno dos Babyshambles vem acompanhado do relançamento de “Down In Albion”, álbum de estreia da banda lançado em 2005. A nova edição, comemorando 20 anos do disco, traz faixas de estúdio, lados B e raridades da época. O trabalho foi o ponto de partida para o grupo, que depois lançou “Shotter’s Nation”, em 2007, e “Sequel To The Prequel”, em 2013.

Em entrevista recente para a NME, Peter Doherty comentou que a reunião da banda só se tornou possível depois que ele e o guitarrista Mick Whitnall conseguiram se manter limpos por alguns anos. Ele contou também que o guitarrista original, Patrick Walden, que faleceu em junho, deveria participar desse retorno. “A morte dele foi um gatilho real para que isso acontecesse. Meu primeiro pensamento foi sobre vê-lo ali, na tela, enquanto tocamos. Isso vai ser importante pra gente”, disse o cantor.

Sobre a possibilidade de novas músicas além do single, Doherty revelou que há ideias sendo trabalhadas: “Quando fizermos os shows maiores, seria bom lançar um single e alguns lados B. Tenho algumas ideias guardadas e, quando estivermos juntos na sala de ensaio, vamos testá-las.”

A turnê de reunião passará por diversas cidades britânicas em novembro e dezembro, começando por Coventry, no dia 13 (quinta da semana que vem). O rolê vai terminar no clubinho KOKO, em Londres, em 15 de dezembro.

MDE 1 – horizontal miolo página
terrenoestranho-greenday-horizontal interna