O tradicional e cool Bohemian FC, terceiro colocado na atual temporada do Campeonato Irlandês de futebol (eu sei o que você está pensando), voltou a chamar a atenção do mundo esportivo e também do universo musical. Nesta semana, o clube de Dublin revelou seu mais novo uniforme especial criado em colaboração com ninguém menos que o… Oasis.
A peça, desenhada para ser usada na próxima edição da FAI Cup, traz o logo do grupo de Manchester estampado no peito sobre um elegante tecido azul-claro, cor que, aliás, faz total sentido, dada a histórica ligação dos irmãos Noel e Liam Gallagher com o Manchester City. O lançamento ganhou ainda mais charme com um vídeo promocional estrelado por Paul Weller, ícone da música inglesa, um dos primeiros apoiadores dos Gallagher lá nos anos 90, que aparece atendendo no balcão de um clube de sinuca noturno, cenário onde surgem também os jogadores Paddy Kirk e Jordan Flores, do Bohs.
Fiel ao seu espírito solidário, o Bohemian FC decidiu que toda a arrecadação com a venda da nova camisa será destinada a causas sociais. O valor será dividido entre iniciativas do próprio clube para fomentar projetos de futebol comunitário em Dublin, a organização Music Generation Ireland, que oferece educação musical a jovens, e a Community Care Manchester (ICCM), que presta apoio à comunidade irlandesa na cidade inglesa.
Essa união entre futebol e música não é novidade na história do Bohemian. O clube, que soma dez títulos nacionais e ostenta forte identidade progressista e inclusiva, construiu ao longo dos últimos anos uma reputação singular por lançar uniformes que englobam declarações culturais e políticas.
Em 2024, o time irlandês promoveu o lançamento de um terceiro uniforme em parceria com o local Fontaines DC. A venda da camisa foi direcionada a uma campanha solidária para arrecadar fundos em prol de assistência médica e humanitária em Gaza, refletindo o posicionamento do clube em causas sociais e humanitárias.
Antes disso, o Bohemian também já se vestiu de rock clássico. Para seu uniforme número 2, não faz muito tempo, o clube homenageou o Thin Lizzy, banda dublinense que marcou época nos anos 1970. O manto ostentava a logo do grupo no lugar do patrocinador principal, além de referências a “The Boys Are Back in Town” e ao álbum “Black Rose”, incluindo detalhes visuais criados pelo célebre artista Jim Fitzpatrick.
Talvez a parceria musical mais famosa (e conturbada) do Bohemian FC tenha sido com Bob Marley. Em 2018, o clube lançou uma camisa celebrando o lendário show do cantor no Dalymount Park, um dos últimos da carreira do astro. Porém, a família Marley proibiu a comercialização das peças, que traziam a silhueta do rosto do artista. O impasse só se resolveu quatro anos depois, quando as camisas finalmente puderam chegar às mãos dos torcedores.
Enquanto o Bohemian FC briga nas cabeças do Campeonato Irlandês, o Oasis se prepara para seu retorno após 16 anos. O primeiro show que vai reunir Noel e Liam Gallagher em 16 anos será nesta sexta, dia 4 de julho, em Cardiff. Na rota, a cidade de Dublin vai receber os ingleses no mês que vem, para dois shows no estádio Croke Park.