Os melhores momentos da residência de Bad Bunny em Porto Rico. Amanhã tem o show extra “Una Más” ao vivo

“Ese cabrón no da puntada sin hilo” soa naturalmente como um verso perdido em alguma faixa do rapper e cantor porto-riquenho Bad Bunny. Mas, na verdade, é apenas a tradução em espanhol do nosso provérbio “Ele não dá ponto sem nó”.

A expressão nunca fez tanto sentido, já que nunca pareceu que “Benito” veio por acaso com sua residência “No Me Quiero Ir de Aquí” para fazer meros shows em sua terra, Porto Rico. A idéia era sim erguer uma espécie de obra musical, visual e política em seu país natal e colocá-la diante do mundo inteiro, para o planeta assistir.

foto Eric Rojas

Ao todo, foram 31 noites de shows na arena Coliseo (também conhecida como “El Choli”), realizadas entre julho e setembro, com mais de 400 mil ingressos vendidos em poucas horas, a presença VIP de diversas celebridades e uma injeção estimada de US$ 200 milhões na economia de Porto Rico.

E, para encerrar a temporada em grande estilo, no último domingo dia 14, Bad Bunny tirou uma carta da manga e anunciou um show extra e surpresa, batizado de “Una Más”, marcado para 20 de setembro, amanhã. A apresentação funciona como a saideira oficial antes da turnê mundial, que exclui, ironicamente, os solos americanos, mas contempla uma estreia inédita no Brasil. Por aqui, em pleno “fucking” Carnaval.

***
A casinha

Benito não montou um palco, montou uma casa.

A residência em Porto Rico foi literal: o El Choli de San Juan ganhou uma “casita” de verdade, com sala, varanda, móveis, televisão ligada, gente entrando e saindo como se fosse festa de bairro. Era ali que Bunny recebia amigos, soltava versões em salsa, perreava na sala e transformava o show em after. A casinha virou instantaneamente o lugar mais desejado do Caribe e o lugar mais hypado do pop.

***
A vovó no melhor rolê de sua vida

Se teve alguém que roubou a cena em um dos shows da residência e viralizou na internet, esse alguém foi Dorca Rivera Rosa. Vovó porto-riquenha, cheia de energia, dançava sem parar no El Choli com os netos quando, do nada, o próprio Bad Bunny apontou: “Quero ela aqui no palco!”

E não deu outra: os seguranças levantaram Dorca como se fosse superstar, até ela chegar no astro, que a recebeu com abraço e beijo na bochecha. 

A Internet? Explodiu de amores, claro.

***
Labubu do Sapo Concho

Se você achava que a febre era o Labubu, segura essa: agora é a vez do Sapo Concho, o bonequinho de pelúcia oficial do Bad Bunny.

O “Sapo Concho” é uma animação que marcou presença em diversos vídeos oficiais da era “Debí Tirar Más Fotos” e foi inspirado no sapo-crestado de Porto Rico, espécie em extinção que se transformou em símbolo de orgulho local. Surfando nessa ideia, Bad Bunny lançou seu próprio mascote com a sua cara e identidade porto-riquenha: versões que vão do lutador de boxe ao jogador de baseball, passando pelo jíbaro (camponês local) e até pelo plantador de café.

E qual o melhor lugar para divulgar esse merch? Sim: nos palcos, mais precisamente como adereço pendurado nas calças. No dia seguinte, o item já aparecia como esgotado no merch de seu site oficial.

***
Reggaeton > Champions League

Não há um gesto maior de humanização quando descobrimos que ídolos também admiram e têm seus próprios ídolos. A carteirinha de fã do Bad Bunny do craque francês Mbappé (veja vídeo abaixo) foi renovada com sucesso e ainda expediu mais uma via ao seu ex-colega de PSG, o jogador marroquino Achraf Hakimi, que juntos foram vistos dançando no palco ao som de “Tití Me Preguntó”, um dos maiores hits de Benito.

Outro astro do esporte que marcou presença se acabando horrores com seu drink na mão foi ninguém mais ninguém menos que LeBron James.

***
Boricuas

“Boricuas” é um apelido carinhoso usado para se referir aos porto-riquenhos. A palavra vem de Borikén, que era o nome dado pelos povos indígenas taínos à ilha de Porto Rico antes da colonização espanhola. Benito fez questão de celebrar a cultura local e trouxe pro palco tanto gigantes porto-riquenhos da música pop latina como Ricky Martin, Wisin, Jowell y Randy, Rauw Alejandro, Pedro Capó e Tainy (produtor de “Debí Tirar Más Fotos”) como também artistas menores como RaiNao (do seu feat na faixa “Perfumito Nuevo”, do DTMF), Chuí e Young Miko.

***
Amigos da Firma

Lembram-se do “Darren Aronofsky Summer” no telão da dona do brat Charli XCX? Bad Bunny entrou para o time do badalado cineasta Darren Aronofsky em “Caught Stealing”(em cartaz nos cinemas), vivendo Colorado, um membro de gangue porto-riquenho. A escalação virou manchete não só pelo inusitado, mas também pelo caos nos sets, fãs cercando gravações e obrigando a produção a criar “rotas de fuga” só pra Benito. Foi aí que nosso divo latino resolveu convidar Darren e seu colega em cena Austin Butler para curtir um rolê na casinha. A participação rendeu bons memes por conta, digamos, da falta de molejo de Austin para a dança. 

***
Acho, PR es outra cosa…

A temporada acabou estabelecendo seus próprios rituais ao longo do verão. Um deles aconteceu sempre antes de Benito iniciar a faixa “VOY A LLeVARTE PA PR”: ele convida uma presença especial na Casita para soltar o emblemático grito “Acho, PR es otra cosa.”

Entre a lista de convidados a fazer as honras está a atriz Penelope Cruz, a cantora pop Belinda, a “Miss Universo Porto Rico” Zuleyka Rivera e Kenneth Canales, o próprio dublador do sapo Concho. 

 

***
FIM
(?)

O gran finale “Una Más” vai ser transmitido as 21h30 no horário de Brasília neste sábado diretamente do “El Choli” em San Juan e de forma gratuita pela Amazon Music, Amazon Prime e Twitch.



MDE 1 – horizontal miolo página
terrenoestranho-greenday-horizontal interna