POPNOTAS – A música “nova” do Vampire Weekend, a pomposa volta do Departure Lounge, os cabelos do Temples e o atalho para a música nova do Atalhos

POPNOTAS – A música “nova” do Vampire Weekend, a pomposa volta do Departure Lounge, os cabelos do Temples e o atalho para a música nova do Atalhos Foto: divulgação

>>

– Tem lançamento do Vampire Weekend, mas sem o Vampire Weekend. Como assim? O EP “40:42” conta com duas versões de “2021”, faixa que a banda nova-iorquina lançou ainda em 2019 no álbum “Father of the Bride”. Tanto a versão do jazzista Sam Gendel quanto a da jam band Goose relêem o som de 1 minuto e 30 e poucos segundos em experimentações com 20 minutos e 21 segundos cada – entendeu o nome do EP?. Vale experimentar. Ah, quer mais? Rola também escutar a música de onde o Vampire Weekend arrumou o sample de 2021, “Talking”, do compositor japonês Haruomi Hosono.

– Opa, opa. Quem viveu a música no final dos anos 90 deve lembrar, pelo menos um pouco, da banda inglesa Departure Lounge, liderada pelo guitarrista e vocalista Tim Keegan, que lançou por ali três álbuns que a forte crítica musical britânica da época amava amar. Pois os caras não só voltaram e vão lançar um disco novo em 26 de março, duas décadas depois, chamado “Transmeridian”, como hoje mostram um single deste álbum com uma presença ilustríssima. O Departure Lounge mostra que realmente está de volta ao jogo do indie com a música “Australia”, segundo single dessa ressurreição. E a música tem nas guitarras ninguém menos que Peter Buck, o guitarrista do lendário grupo americano REM. Uma banda cujo som evoca um pop cult que lembra Grandaddy e Wilco e traz as 12 cordas da guitarra de Peter Buck para ajudar na magia merece sua atenção. E conta com um vídeo de imagens de todos juntos separados, como manda a etiqueta sanitária de hoje.

– Saudade do Temples? Apareceu no Youtube nesta semana uma session inédita que a psicodélica banda inglesa, que cumpriu bem o zeitgeist indie-colorido anos atrás com Tame Impala lá na Austrália e Boogarins por aqui, fez para uma das nossas rádios indies prediletas, a americana The Current, de Minneapolis, EUA. As gravações aconteceram no começo do ano passado, quando o Temples excursionou por aqueles lados de Minnesota e fez um show sold-out naquele mesmo dia. Para a emissora, tocaram “The Howl”, “Holy Horses” e “You’re Either on Something”, do disco “Hot Motion”, de 2019. Aguardamos coisas novas-novas do Temples, que anda resguardado desde que a pandemia tomou conta de tudo. Devem ter algo vindo por aí da banda dos cabelos mais bonitos do indie (foto na home da Popload).

– CENA – A banda binacional Atalhos, conexão Birigui-Buenos Aires, espera o “momento certo” para neste ano lançar seu próximo disco, o quarto, batizado de “A Tentação do Fracasso”. Enquanto o álbum novo não vem, eles soltam hoje como single, e ao vivo ainda por cima, a faixa-título. A boa “A Tentação do Fracasso”, a música, tal qual a banda está mostrando, com todo mundo que não usa a boca tocando de máscara, tal qual vemos e ouvimos a partir de agora, saiu de uma live session que gravaram no final de 2020. Foi a primeira vez que seus integrantes se reuniram para um som depois da pandemia. Aqui embaixo um atalho para a música nova do Atalhos.

>>

Beth Gibbons – anúncio horizontal interna
Editora Terreno Estranho “84 Fábio Massari” – anúncio horizontal fixo interna