Quando os “true” se encontram. Balaclava traz a clássica banda alternativa Superchunk a SP em maio para show único no Cine Joia

Não são muitas hoje em dia as bandas que são verdadeiramente indie true, com o perdão da redundância. Falamos sobre aquelas que se mantiveram fiel e com propósito ao carpir lá atrás o matagal da música “alternativa” para hoje em dia ela ser considerada “normal”. O grupo Superchunk, do herói Mac McCaughan, de Chapel Hill, Carolina do Norte, é certamente uma delas. E está vindo ao Brasil em maio para um show único.

O bravo selo Balaclava Records anunciou hoje a vinda do grupo indie americano no dia 31 de maio, para uma apresentação no Cine Joia.

Da era dourada do som alternativo americano do final dos 80 começo dos 90, que tocava à esquerda das rádios, nas chamadas “college radios”, o Superchunk tem mais de 35 anos de estrada e segue lançando discos hoje em dia com a mesma fibra e integridade do passado. No ano passado, saiu “Songs in the Key of Yikes”.

Mas é atrás da viagem no tempo que são seus clássicos indies como “Slack Motherfucker” (1990) ou “Driveway to Driveway” que vale muito ir atrás dos ingressos, que já estão à venda online ou ir pessoalmente ao famoso (e delicioso) Takkø Café (Centro) comprá-los sem taxa de conveniência.

Ir ver o velho Mac e sua eterna parceira Laura Ballance é um tributo à viabilização da música que a gente gosta, pratica e de quem Popload e Balaclava é legítimo filhote. Sem falar que do Superchunk derivou, ali mesmo nos primórdios dos anos 90, a gravadora Merge Records, importantíssima, que já nos deu inúmeros lançamentos importantes, do próprio Superchunk ao Arcade Fire, passando até pela primeira fase da garota Waxahatchee.

Essa vai ser a terceira vinda do Superchunk pelo Brasil e a primeira desde 2011. Solo, McCaughan veio a SP em 2015 e tocou na primeira edição do Balaclava Fest. A Balaclava, o selo, inclusive fez parceria para o lançamento no Brasil do primeiro disco solo dele, “Non-Believers”.

***
* A foto do Superchunk usada na chamada da home para este post é de Alex Cox.

MDE 1 – horizontal miolo página
terrenoestranho-greenday-horizontal interna