Top 5 Shows – Devendra Banhart é o tchans da semana. No Queremos! e solo! Duo brit Royal Blood também é imperdível. E em Goiânia tem Noise

Neste sábado, o Queremos! assume a Marina da Glória mais uma vez com a quinta edição de seu festival. Com dois palcos e shows ininterruptos, o dia já começa ótimo com abertura de Ana Frango Elétrico logo cedinho. E o festival segue, com muitas atrações nacionais, como Rubel e Djavan, e internacionais, tipo Adi Oasis, Alfa Mist e o nosso chapa Devendra Banhart. Inclusive, as atrações internacionais ganharam sideshows: Devendra Banhart na Áudio (SP), na quarta 10, e no Opinião (POA), na quinta 11; e a dose dupla Adi Oasis e Alfa Mist em São Paulo, na Áudio (SP), na quinta 11. 

O grande duo indie britânico Royal Blood retorna ao Brasil nesta semana. O primeiro show de sua gira por aqui será na Áudio, em São Paulo. Donos de hits como “Out of the Black” e “Little Monster”, Mike Kerr e Ben Thatcher farão duas apresentações por aqui com repertório de seu mais recente disco, “Back to the Water Below”. A segunda gig brasileira acontece na próxima semana, no Circo Voador, no Rio de Janeiro. 

Com 40 shows divididos entre dois palcos e três noites de muita música alta, a 28ª edição do tradicionalíssimo festival indie Goiânia Noise acontece neste próximo fim de semana. O evento do Cerrado dá destaque para um mix de bandas regionais em ascensão e outras já consolidadas na CENA, como Carne Doce e Boogarins. Assim como importa artistas de outros lugares do país, como Letrux, Terno Rei e Rancore. Baita festival!

Em homenagem à obra de Dominguinhos, Mariana Aydar e Mestrinho se uniram para criar um disco permeando as sonoridades do forró, baião, xaxado e xote. O duo é exemplo contemporâneo destas sonoridades na música brasileira, ambos expoentes da música regional nordestina na CENA atual. Os artistas farão, pois, dois shows de lançamento do disco “Mariana e Mestrinho” no Sesc Pompeia. 

Retornando aos palcos após turnê de sucesso do disco “Lágrimas no Mar” (2021) na época de seu lançamento, a dupla Arnaldo Antunes e Vitor Araújo levam seu show de voz e piano para três noites no Sesc Pinheiros. O formato favorece o aspecto de introspecção do álbum e no repertório estão canções do trabalho em parceria entre os dois artistas, assim como canções da carreira de Arnaldo Antunes. 

***
E MAIS

E a semana não acaba no top 5! Começamos a lista na terça 9 (também conhecido como hoje), com Coruja BC1 no Alma São Paulo, seguindo para o recém-inaugurado Pulso Hotel, que recebe Ava Rocha e Chicão. Temos ainda hoje a banda experimental Música de Selvagem no Centro da Terra e a segunda noite da residência de Jonathan Ferr no Bona Casa de Música, desta vez com participação de Nara Couto. No Rio, ainda na terça 9, a Audio Rebel recebe Julia Guedes, Tori e Karina Neves para show com repertório autoral. Ainda nesta longa terça 9, temos Juliana Linhares e Josyara na Casa de Francisca, e o duo repete o show no dia seguinte, quarta 10, mesma noite em que a casa recebe, no recém-inaugurado Porão da Casa de Francisca, as presenças de Juçara Marçal, Suzana Salles e Kiko Dinucci para apresentar repertório de Itamar Assumpção. Na quinta 11, a artista NURIA estreia sua carreira solo acompanhada pelos Querendodengo, com show de seu disco “Atemporal” no Bar Alto, enquanto no Bona Casa de Música é a vez de Felipe e Manoel Cordeiro se apresentarem. No CCSP, Verônica Ferriani performa ao vivo seu disco “Cochicho no Silêncio Vira Barulho, Irmã”. A sexta 12 promete, com o primeiro de dois shows esgotados da baiana Pitty no Espaço Unimed (o segundo acontece no domingo 14). Ainda na sexta 12, o Picles recebe a noite Inferninho Trabalho Sujo com as bandas Celacanto e Ondas de Calor, e a “superbanda” Baleia de Lupe retorna a São Paulo para tocar no Red Star Studios. No Rio, na sexta 12, a banda mineira Lamparina se apresenta no Circo Voador e a dupla Hot e Oreia faz seu retorno na Ladeira das Artes. Em Porto Alegre, a hypada Terraplana se apresenta pela primeira vez no Agulha, enquanto em Belo Horizonte O Terno faz a penúltima data da turnê de encerramento do “Atrás/Além”. No sábado 13, temos o show de despedida (por enquanto) da Francisco El Hombre, no Infinu, em Brasília. E, para acabar os agitos desta semana, no domingo 14 o rapper Rodrigo Ogi mostra seu disco “Aleatoriamente”, com participação de Juçara Marçal, na Casa Natura Musical. Rolam ainda Fighting Stick, Ato Falho e Ever Rain na Audio Rebel, no Rio, mesma cidade em que Josyara leva sua “Mandinga Multiplicação” para a Ladeira das Artes. E Letrux se apresenta como Mulher Girafa no Infinu, em Brasília.

***
FIQUE DE OLHO

Na semana passada, o músico canadense Dallas Green, mente brilhante por trás do projeto City and Colour, anunciou seu retorno ao Brasil. A turnê terá repertório de seu mais recente disco, “The Love Still Held Me Near”, lançado em 2023. Serão dois shows: o primeiro no Rio de Janeiro, no dia 14 de junho, no Vivo Rio, e São Paulo, no dia 16 no Tokyo Marine Hall. E, olha, os ingressos estão indo rápido, não deixe de garantir o seu!


***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o músico americano Devendra Banhart.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi

MITSKI – horizontal miolo página
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile