Alt-J no Life Is Beautiful Festival. Climão em Las Vegas

Alt-J no Life Is Beautiful Festival. Climão em Las Vegas Foto: divulgação

>>

* Popload em Las Vegas, Nevada.

Screen Shot 2014-10-29 at 9.40.47

Talvez seja a fumaça densa, a luz superbaixa e colorida piscando na cara, o clima em torno do quarteto inglês Alt-J que faz seu show tão intenso, como o visto no festival Life Is Beautiful sábado passado. Tive que perder o finalzinho do show cool do Lionel Richie para pegar a banda britânica mais “diferente” dos últimos anos, acho que desde o… The XX.

Por conta desse “sacrifício” era bom mesmo que a apresentação do Alt-J fosse pelo menos incrível. Mas foi bem além.

Ainda estou tentando entender o show deles. Em 2012 eu os vi no Sasquatch Festival, perto de Seattle, meio que por acidente. Conhecia pouco deles, gostava de duas músicas e pretendia ver “um pouquinho da apresentação deles”, enquanto o show de uma banda (não me lembro agora qual) que eu queria muito ver não começava. Acabei vendo o Alt-J todo, naquela ocasião, porque não conseguia desgrudar meus olhos da banda.

No Life Is Beautiful festival, sábado passado, o Alt-J já era titular na minha preferência. Não precisava muito esforço para me prender. Eu já era, sou, fã da banda.

Mas, de novo, teve algo que eu não conseguia entender. Quatro caras parados, cada um com seu instrumento, cada um na sua, parecendo que um independe do que o outro está tocando. Mas que a sonoridade junta, como banda, faz todo o sentido. O show do Alt-J tem muito movimento, mesmo com eles parados, com a música “devagar”, mais conceitual do que envolventemente dançável. Mas a vontade era de pular, de dar mosh ao som dos caras. Como pode?

Pode porque a música do Alt-J é especial. E ao vivo ela é, digamos, mais eletrizante que em disco. Seja do álbum de estreia ou deste recém-lançado “This Is All Yours”, é uma pérola ao vivo atrás da outra. Silêncios são trabalhados. A voz do Joe Newman é trabalhada. A bateria deslocada é trabalhada. E o resultado é sempre um suspiro arrancado com entusiasmo da plateia ao final de cada canção executada.

Que banda incrível para ser vista ao vivo. Esperemos que o papo quente deles no Lollapalooza Brasil 2015 seja confirmado, mesmo. De preferência no menor dos palcos, no melhor dos horários (fim de tarde?). Porque daí você já tem pelo menos um show obrigatório para ver em Interlagos.

Abaixo, alguns vídeos de galera (meu incluso) da apresentação do Alt-J no festival de Downtown Las Vegas. Talvez não passe necessariamente O CLIMA que falei no primeiro parágrafo deste post, e que torna o concerto tão especial. Mas a música da banda inglesa está toda ali. O que não é pouca coisa.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 29/10/2014
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile