A CENA contra o coronavírus: produtores e artistas mineiros se mobilizam e criam o Festival Solitude, com quase 50 shows via internet em uma semana

A CENA contra o coronavírus: produtores e artistas mineiros se mobilizam e criam o Festival Solitude, com quase 50 shows via internet em uma semana Foto: divulgação

>>

** “Company’s okay / Solitude is bliss”, diria o Kevin Parker…

1 - cenatopo19 190320_solitude_slider
 


O momento de incerteza e preocupação pelo qual o mundo atravessa tem tido seus desdobramentos na música. Como já falamos bastante por aqui nos últimos dias, cada vez mais artistas estão se engajando com seus fãs através de shows caseiros, transmitidos via internet. Claro, uma hora isso iria chegar à nossa CENA. E chegou chegando!

Produtora mineira que vive em Lisboa, Erika Ziller iniciou uma movimentação fantástica nos bastidores especialmente da CENA de Minas Gerais e está armando para a semana que vem, com o apoio de muita gente legal que milita em prol da boa música, o FESTIVAL SOLITUDE.

No total, serão 48 shows em oito dias, cada um durando 25 minutos, dando um intervalo de 5 minutos para a “troca de palco”. O objetivo é, além de entreter quem está em casa, conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de seguir as orientações dos órgãos de saúde em relação à proliferação do coronavírus.

A própria Erika conta como surgiu a ideia.

“Atualmente moro em Lisboa. O evento que eu estava produzindo aqui foi cancelado dia 10/3. Tudo do entretenimento da cidade acabou na sequência. Zero possibilidades de trabalho. Aqui já entendemos o problema real do coronavírus e acho que a ficha do brasileiro vai demorar mais a cair. Desde 14/3 estou dentro de casa, dando um jeito de ativar a criatividade! No dia 16/3 vi o festival online de Lisboa, o #FestivalEuFicoEmCasa, só com artistas portugueses. Achei maravilhosa essa iniciativa e postei no meu Facebook. A Thais, esposa do Rodolfo Krieger (ex-Cachorro Grande) viu e me mandou uma mensagem dizendo que, se eu soubesse de outros festivais como esse, era para avisá-la, pois ele vai lançar um disco e tem interesse em tocar. Foi aí que eu sugeri para ele fazer um show em casa também, pois o mundo todo estava fazendo isso, e que ele poderia chamar os outros artistas brasileiros que moram em Lisboa, para fazerem parte (cada um da sua casa). Imediatamente veio a ideia de se fazer um festival com os artistas autorais e independentes mineiros, pois eu já fazia isso em BH com a minha produtora – Arreda Produções – e inserir alguns artistas brasileiros que moram em Lisboa e que ficaram de fora do festival daqui”, conta.

Erika então procurou outros nomes ativos da CENA de BH, como o grande Nest (Quente), Léo e Bernardo Dias (A Autêntica), Rodrigo James (Esquema Novo) e Fernanda Azevedo (ex-Motormusic), para que, unidos, pudessem bolar algo sólido junto às bandas e artistas de BH.

“Em dois dias fechamos todo o line-up. Todos os artistas receberam o convite de braços abertos e estão adorando a ideia. Queremos, com isso, conscientizar as pessoas do real problema mundial. É urgente combatermos a proliferação do vírus, ficarmos em casa, cada um cuidando de si e do outro. Temos que entender que quanto mais rápido nos distanciarmos, mais rápido tudo isso passará. A cultura não é dispensável. É preciso o isolamento, mas não o afastamento. Todos os dias eu entendo que o coronavírus está aqui para nos unir. Então vamos nessa, vamos fazer isso juntos, com pessoas que se importam com o próximo e com a cena local e independente de BH. Cada artista da sua casa, levando boa música autoral para as pessoas, no sofá da casa de cada uma delas”.

Os shows acontecerão entre os dias 24 e 31 de março, sempre das 20h às 23h, horário de Brasília, com cada um em sua casa e transmitindo o show no Instagram pessoal/da banda. As informações de programação estarão centralizadas no instagram.com/festivalsolitude e no fb.com/festivalsolitude.

* Segue abaixo a lista de artistas e bandas confirmados. As artes são assinadas pelo designer João Paulo Pesce.

ALÉM DE TUDO: COMPARTILHE A INICIATIVA EM SUAS REDES!

190320_solitudecartaz

FESTIVAL SOLITUDE – LINE-UP
ACAPTCHA (MASTERplano e A-MIG ) + LA ZA (A_MIG) – Live Set
Anderson Noise
Arthur Melo
Bernardo Bauer
Chico e o Mar
Tulio Panzera e Matheus Lopes (Churrus)
João Ferreria e Juliano Alvarenga (Daparte)
Luis Couto (Devise)
Débora Ventura (Dolores 602)
João Vitor Rocha e Max Teixeira (Dom Pepo)
Elisa de Sena
Érika Machado
Fabiano Fonseca (Amateuur Live Set)
Flávio Renegado
Zé Emílio (Folsoms)
Gui Hargreaves
Gustavo Drummond
Haroldo Bontempo
Heberte Almeida
Irene Bertachini
Isa Leles
Josi Lopes
Julia Branco
Lamparina e A Primavera
Leo Marques
Leo Moraes
Lucas Avelar
Luiz Rocha
Luiza Brina
Marcelo Tofani
Marina Sena
Matheus Fleming
Mineiros da Lua
Momo
André Travassos (Moons)
Mordomo
Nath Rodrigues
Pedro Morais
Persiano
Pri Glenda e Dragão
Rafael Martini
Rod Krieger
Roger Deff
Teach me Tiger
Thiago Correa
Thiago Delegado
Alessandro Travassos (Valv)
Jay Horsth (Young Lights)

*** A PLAYLIST IMPERDÍVEL!

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 19/03/2020
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile