Arepas Sonoras: Ricky Martin vira indie em homenagem de bandas portorriquenhas

Arepas Sonoras: Ricky Martin vira indie em homenagem de bandas portorriquenhas Foto: divulgação

Flávia Durante é aficcionada por música latina e aqui na Popload responde pela coluna quinzenal “Arepas Sonoras”! Para esta semana, Flávia destaca o popstar RICKY MARTIN em versão indie.

Arepas Sonoras – por Flávia Durante

260714_ricky

Em pleno revival dos anos 90, falar de anos 80 já parece algo pré-histórico. Então só pra contextualizar quem nasceu quando Kurt Cobain já havia virado lenda: o Menudo foi uma espécie de One Direction da época da sua mãe. A boy band veio de Porto Rico, bela ilha da América Central de complexa situação política e uma rica cena musical, da qual seu maior expoente é a banda Calle 13.

A Menudomania arrebatou milhões de corações no mundo inteiro, especialmente no Brasil, mas teve a duração mais efêmera do que o efeito molhado do gel New Wave. O “Harry Styles” da época foi Ricky Martin, por sinal, um dos poucos a manter uma carreira consistente após o final da banda. Seja com hits como “Livin’ la vida Loca” e “María”, arrasando em temas da Copa do Mundo, quebrando recordes na Broadway ou tornando-se ativista dos direitos humanos e da causa gay.

Ricky agora recebe uma bela homenagem de sua terra natal. O site Puerto Rico Indie está para lançar “Indie Martin”, uma compilação de covers com artistas da cena independente local. Participam da coletânea bandas como Balún, veterana portorriquenha, Los Wálters, Dead Hands, Ardnaxela, Los Niños Estelares, Habish e Las Acevedo (que na verdade são dominicanas, mas participam a convite).

260714_indiemartin

“Indie Martin procura fazer a ponte entre o esquemão fábrica de compositores e produtores de Ricky e a nossa surpreendente cena de músicos independentes”, conta Alfredo Richner, editor do site, com exclusividade para o Arepas Sonoras. Ele não admite o termo “guilty pleasure” (“prazer com culpa”) na admiração pelo popstar portorriquenho. “Por que se sentir culpado por uma música que você gosta? Provavelmente não faz mais parte das coisas que escutamos em nosso dia-a-dia, mas claro que fomos expostos aos seus discos em algum ponto de nossas vidas.” E continua: “Ricky sempre foi admirado por aqui como artista e embaixador de nossa ilha. Porto Rico é tão dividida – por questões políticas, econômicas e religiosas – que é difícil para mim pensar em coisas que concordamos ‘acima de tudo’. Mas nós provavelmente compartilhamos um nível básico de respeito por Ricky, como fazemos com os nossos melhores atletas.”

Alfredo tem 33 anos, não fazia muita ideia de como o Menudo foi gigantesco no Brasil nos anos 80 e acompanhou mais a carreira de Ricky Martin solo. “Meu apreço pela música de Ricky vem dos bailinhos da escola e de namorar minha garota no carro com o rádio ligado. É nostálgico, com certeza. Mas é genuíno”.

260714_loswalters

A compilação contará com nove faixas e tem previsão de lançamento em agosto pelo site Puerto Rico Indie. Ouça a versão de Los Wálters (foto acima) para “Dime Que Me Quieres”.

* Flávia Durante é jornalista, DJ e mantém desde 2000 o Blah Blah Blog.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 26/07/2014
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
ROYAL BLOOD – inner fixed
ROYAL BLOOD – inner fixed mobile