CENA – Catavento, de Caxias do Sul, respirando ares ansiosos em novo e bonito vídeo. Álbum sai em agosto

>>

1 - cenatopo19

image (1)

* De Caxias do Sul direto para Cubatão. Grande banda das pequenas da cena brasileira, o septeto gaúcho Catavento lança agora, via Popload, sua música nova, “Panca Úmida”, som e vídeo, apontando para seu próximo álbum, o encorpado (já explico) “Ansiedade na Cidade”. Single sai hoje. Disco cheio, dia 3 de agosto.

Catavento por Rodolfo Cemin 03

“Panca Úmida”, a música, traz tipo um novo Catavento, antes um exemplar da nova psicodelia brasileira, principalmente a que vem da cena muito jovem do sul do país, principalmente ainda a que é propagada pelo excelente selo gaúcho Honey Bomb Records, hoje em dia mais “brasileiro” no alcance do que sulista na geografia. O que dá pinta com esse primeiro single da nova fase do grupo, rumo ao terceiro álbum, é que o som da banda “cresceu”, assim como sua formação. O Catavento, do primeiro disco (2014) e especialmente de “CHA” (2016) para cá, está mais universal, digamos. Ouve-se inclusive metais na canção.

CAPA_PancaUmida

Acima, a capa do single “Panca Úmida”, do Catavento. Abaixo, a capa do novo álbum, “Ansiedade na Cidade”, o terceiro da banda indie da Serra Gaúcha

CAPA_AnsiedadeNaCidade

“Panca Úmida”, o vídeo, tem uma história visual aflitiva para dar imagens à música nova do Catavento. E aí entra a citada Cubatão. Enquanto o som fala de enxergar na sombra, talvez uma pegada de conhecer além do que se vê, o vídeo traz uma menina com problemas respiratórios que busca uma cura através de outras respirações, enquanto que anda de moto inalando o ar na poluidaça cidade industrial da Baixada Santista.

Driblar problemas e inquietudes de opções urbanas não é fácil para ninguém, conta o Catavento no belo vídeo dirigido por Manoela Cezar e Pedro Geraldo, que também foi filmado em São Paulo. Curioso o fato de a banda, de uma das prováveis áreas mais respiráveis do Brasil, a Serra Gaúcha, escolher tal tema e tal cenário para o primeiro vídeo do novo álbum. Ansiedade?

A fase encorpada da Catavento se dá também nos selos que bancam o vídeo e o disco novos da banda gaúcha, como está bem mostrado nos créditos. Além da Honey Bomb Records, o selo Natura Musical em parceria com dois órgãos de cultura estatais, no caso do Rio Grande do Sul, financiam a pequena grande banda indie, cujas ambições agora não cabem mais na altitude do RS.

Como podemos ver por todos os lados de “Panca Úmida”, o novo vídeo, abaixo, em um lançamento Popload.

**

* As fotos do Catavento, a deste post e a da home da Popload que chama para este texto, são de Rodolfo Cemin.

>>

  • http://waygtdwyl.blogspot.com.br/ Samuel Interlude

    Bonito letra, música, vídeo, idéias, mas pena que, como muitas bandas contemporâneas, o vocal seja sussurrado. Pessoal canta pra dentro.