CENA – Em primeira mão, ouça a estreia do Sci Fi, projeto do mineiro Bruno Faleiro

>>

cena251116_scifi_2

Uma viagem sonora lo-fi e despretensiosa. Assim pode ser definido “Sci Fi”, nome que dá título ao EP de estreia do projeto de mesmo nome do músico mineiro Bruno Faleiro, ex-baixista da banda Câmera. Gravado entre julho e outubro de 2016, em Belo Horizonte, a produção é assinada pelo próprio artista em parceria com Matheus Fleming, também seu ex-companheiro de banda.

Levando à risca o termo “do it yourself”, Faleiro se aventura em vocais e guitarras pela primeira vez, transformou o escritório de seu apartamento em estúdio improvisado e são justamente a improvisação roqueiro e o experimentalismo que traçam o DNA das seis faixas de “Sci-Fi”.

Bebendo na fonte do rock alternativo das décadas de 1980 e 1990, o EP é uma espécie de viagem no tempo através de acordes bem trabalhados, riffs estridentes de guitarra e vocais espaçados e distorcidos, que muitas das vezes remetem a um Sonic Youth desacelerado.

Essa viagem no tempo, mesmo que seja para um futuro incerto e desconhecido, tem referências no longa “Primer” (2004), segundo o autor. “É um filme em que, com pouquíssimos recursos, um grupo de jovens constrói uma máquina do tempo na garagem de casa. Além de toda a experimentação, que também é um traço do Sci Fi, de certa forma, as músicas também são uma máquina de viagem a outras épocas e, também, no futuro serão o registro desse tempo”, compara.

251116_scifi_capa

Para a gravação, que também contou com sessions na sala do apartamento do co-produtor Matheus Fleming, onde foram gravadas baterias e guitarras, e feitos os processos de mixagem e masterização, Faleiro utilizou apenas dois microfones e uma placa de som, o que possibilitou explorar de forma inimaginável as texturas musicais das canções, que vão da psicodelia ao trip hop em um piscar de olhos. Além de Fleming, participaram das gravações os músicos Marco Túlio Ulhôa (ex-Pequeno Céu) e João Carvalho (El Toro Fuerte, Rio Sem Nome, Sentidor).

“Sci Fi” tem lançamento abalizado pelo selo Midsummer Madness, meca do indie rock e guitar band no Brasil. Mais sobre o projeto na fanpage do Facebook.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 25/11/2016
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile