CENA – João Salazar e o primeiro lançamento da Tronco, novo e já importante selo de Porto Alegre

>>

1 - cenatopo19250718_joaosalazar2

Grande parte da nova cena que nasceu em Porto Alegre de 2013 até agora, está ao redor de um grupo de engenheiros de som e produtores que, desde muito antes disso, vem gravando, produzindo e lançando algumas das principais bandas da nova safra. Em 2018, esse coletivo resolveu se estabelecer como um selo, dando início a “Tronco”. Entre seus primeiros lançamentos, oficializando o selo, está João Salazar que divulga hoje, com exclusividade pela Popload, o segundo single do seu primeiro disco, a faixa “Algum Desatino”.

João, assim como Supervão, Soundlights, Akeem e muitas outras bandas já faladas na Popload, sempre gravou suas músicas ao lado de Bernard, Garbini e Messi, os três principais produtores por trás da parte musical da Tronco. O trio, junto de uma série de músicos e artistas, sempre gravaram e auxiliaram na finalização de discos importantes para a nova cena do estado, seja gravando instrumentos onde faltavam músicos ou arranjando e mixando. Antes da Tronco, eles eram conhecidos pela “Casinha”, um antigo sobrado e galeria de arte em Porto Alegre onde seu estúdio estava montado.

Após terem que desocupar o espaço onde trabalhavam, migraram para outro sobrado, dessa vez muito maior e amplo para experimentarem o potencial sonoro da casa. Instalados na “Casona” (nome dado ao novo local), iniciaram as gravações do primeiro disco de João. As captações do álbum contaram com o auxílio de diversos músicos que estão ao redor da Tronco, mas, em sua grande maioria, foi tocado por Bruno Neves na bateria, Caio Mendonça Mello no baixo e Lorenzo Flach na guitarra.

250718_cenaestudio

Antes do primeiro disco, João já havia se apresentado em algumas casas da capital do estado com uma banda de configuração semelhante, apresentando músicas do seu primeiro EP, “Entrópico”. As composições antigas, se apoiavam no folk e na MPB, já em seu próximo lançamento, o disco “Lugar Afora”, as experimentações e as sonoridades mais progressivas tomam conta.

No single “Algum Desatino”, João e toda equipe de produção gravaram os instrumentos ao vivo e preencheram todos os espaços vazios por sons vindos da própria casa onde tudo foi captado. Eles gravaram reverberações naturais da enorme casa onde o estúdio fica, além de sons de objetos e espaços vazios que o local possui, processando tudo isso de forma analógica, com ajuda de pedais de efeitos e moduladores.

O resultado final do primeiro lançamento do selo Tronco, é uma das faixas mais experimentais e ousadas do primeiro disco completo de João Salazar. “Algum Desatino” é torta do início ao fim e traz um pouco da atmosfera de produção de um dos celeiros da produção independente em Porto Alegre.

Confira logo abaixo, com exclusividade pelo Popload, o single “Algum Desatino”:

>>