CENA – Música da Semana: “A Alegria dos Dias Dorme no Calor dos Teus Braços” – Apeles

>>

1 - cenatopo19

* “Crux”, o novo álbum do Apeles, o projeto solo de Eduardo Praça, ex-Quarto Negro e guitarrista do Ludovic, tem alguns dias e entre seus 30 e poucos minutos distribuídos em oito faixas é difícil não voltar a atenção na música com o nome mais longo do disco: “A Alegria dos Dias Dorme no Calor dos Teus Braços”.

Já falamos dela por aqui quando a canção foi o single de estreia do álbum e segue entre as favoritas do ano. Pela letra e pela música.

De forma concisa, Eduardo relata suas impressões sobre como lidamos com o vício em celular, redes sociais e remédios. O nosso “Mal do Século” particular. Deste século. Seu relato parece vir de observações sobre os outros e sobre si mesmo. A efemeridade que ele vê nos nossos relacionamentos com esses vícios dialogam com os nossos relacionamentos interpessoais. Como conseguimos chegar ao ponto de tratar o amor com esse descaso? A pergunta não é feita diretamente, mas fica implícita na noção de que, se o amor é uma das soluções para nossas questões, bom, ele precisa de mais cuidado que uma checada no celular enquanto atravessamos multidões imersas no mesmo problema.

apeles1

No aspecto musical, a faixa é a mais pegajosa de cara do álbum. De longe. Seu apelo disco remete, por exemplo, não ao mais tradicional do gênero e mais a algumas releituras, seja de um Blondie menos ensolarado ou do Arcade Fire em “We Exist”.

“Essa música caminhou sempre com o mesmo conceito, que funcionasse em uma pista. Antes ela era um pouco mais orgânica e rápida. Dei uma diminuída no tempo para que ela fluísse de forma mais leve e coloquei algumas camadas extras para que soassem mais atmosféricas, algo cosmic disco. A primeira do disco que me aproxima dessa estética dark disco que perpetua em algumas faixas do álbum. Durante a produção queria que soasse como uma canção do Leonard Cohen para uma música de discoteca”, explica o próprio Eduardo.

Melhor que qualquer explicação sempre há o play. Ouça “A Alegria dos Dias Dorme no Calor dos Teus Braços” na Popload Radio ou na nossa playlist CENA. E, vá lá, no Youtube, abaixo.

***

***

* A foto do Apeles na home da Popload, que chama para este post, é de José Tm (@jose_tm) para a “Rolling Stone” brasileira.

** Texto de Vinícius Félix.

>>