Cursinho Popload! Aula de hoje: para gostar de The Jesus and Mary Chain

Cursinho Popload! Aula de hoje: para gostar de The Jesus and Mary Chain Foto: divulgação

>>

JAMCcover_facebook

Falta pouco (e restam poucos ingressos) para o show-festa de comemoração dos dez anos de Popload Gig com a banda cult escocesa The Jesus and Mary Chain! Os irmãos Reid desembarcam aqui em 27 de junho para um show único no Brasil. Vai ser o primeiro show solo da banda em São Paulo em quase trinta anos!

Você conhece a banda? É fã conhecedor? Ou sabe o básico? Ou não sabe nada e quer conhecer?

Seguindo nossa série de aulas sobre bandas que se apresentam por aqui (veja as outras edições com suas playlists correspondentes), apresentamos hoje este cursinho intensivo sobre o JAMC. Mas, desta vez, antes de escolher a sua playlist, faça um simulado para saber em qual nível você se encontra: iniciante, intermediário ou avançado?

Descubra o seu nível! BOA PROVA E BOA AULA:

GABARITO

** De 0 a 5: INICIANTE
** De 6 a 9: INTERMEDIÁRIO
** De 10 a 12: AVANÇADO

Screen Shot 2019-05-23 at 12.26.35

Quebradeira nos primeiros shows da banda, nos anos 80 – Foto de Andrew Catlin

Talvez o caminho mais fácil para indicar o The Jesus and Mary Chain para alguém que nunca ouviu a banda é primeiro perguntar de que tipo de som a pessoa gosta e, então, ver onde esse gosto cabe. Curte um feedback? Vá de “Psychocandy”. Violões? Abrace o álbum “Stoned & Dethroned”. Rock dos anos 80? “Darklands”, por favor.

Sempre resultado dos explosivos encontros do irmãos Jim e William Reid, a banda encontrou diferentes abordagens em praticamente todos os seus álbuns em misturas muito únicas, mas nunca ficou muito longe das suas origens no quesito “canções de formato simples”.

Diferentemente de outros artistas estudados aqui, onde em alguns momentos encontramos grandes experimentalismos que ajudam a gente a separar o que é “complicado” das canções pop, o Jesus and Mary Chain quase nunca abraçou grandes tentativas de extrapolar a canção. Por conta disso, entre suas músicas mais conhecidas estão também as mais estranhas para um público que não estiver habituado a alguns ruídos e distorções. Mas ainda assim, fomos atrás de encontrar um balanço para formar uma playlist para cada ouvinte: iniciante, intermediário e avançado.

JAMC Andrew_Catlin 6

Foto de Andrew Catlin

Iniciante

Nossa playlist é praticamente uma coletânea mais “sussa” do Jesus and Mary Chain. Alguns singles e os maiores hits de olho em equilibrar a barulheira da banda com suas passagens mais calmas. “Just Like Honey” pode assustar ouvidos mais sensíveis, mas não é a música mais com a cara deles por nada…

Screen Shot 2019-05-23 at 17.16.51

Intermediário

Aqui abraçamos o peso que os irmãos Reid promoveram ao longo dos anos. Abrimos com a polêmica “Reverence” e seguimos por outras distorções, além de momentos de calmaria com dinâmicas pouco convencionais, como a breve canção “Feeling Lucky”, dona de apenas quatro versos em uma faixa praticamente instrumental.

The Jesus and Mary Chain 1 photo credit Steve Gullick

Quebradeira nos primeiros shows da banda, nos anos 80 – Foto de Steve Gullick

Avançado

As canções aqui são difíceis? Eu não acho, mas temos mais guitarras apitando aqui do que nas playlists anteriores. O que se repete é a obsessão em fazer melodias simples na barulheira toda. A mágica do Jesus and Mary Chain em essência.

*** Uma colaboração do jornalista Vinicius Felix* para a Popload. Vale lembrar que ele está lá no Twitter (@ViniciusFeIix) para ouvir sugestões e reclamações, seja dos iniciantes que encontrarem dificuldades ou dos alunos mais experientes! Vai lá. ***

>>

MITSKI – horizontal miolo página
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile