Deu ruim, Obama! Esquece, Iggy. O Sxsw é de Anderson .Paak

>>

sxsw2016popload

Ao que tudo indica, o South by Southwest vai consagrar Anderson .Paak, cantor/rapper/compositor da Califórnia, 30 anos, com 17 apresentações marcadas (algumas não confirmadas) na cidade de Austin entre quarta e domingo agora.

Anteontem, Michelle Obama participou de um bate-papo. Iggy Pop e Josh Homme fizeram show concorrido juntos. Robert Plant apareceu. Mas o burburinho todo foi em cima de .Paak.

Espécie de Kendrick Lamar meets Frank Ocean, .Paak tem um vocal sutil, mas ao mesmo tempo consegue aplicar sua voz em canções um tanto mais tensas e eufóricas. Passeando pelo R&B, soul e hip hop, até mesmo dentro de uma mesma música, Anderson mescla arranjos trabalhados e samplers pontuais para dar vigor às suas canções de tom confessional e emotivas.

Na estrada divulgando seu segundo álbum, “Malibu”, .Paak é mais um destes exemplo em que o artista desabafa através de sua música. Nas letras, ele não tem pudor em falar dos problemas de sua família, tipo contar que os pais já foram presos.

170316_andersonpaak2.Paak em ação, ontem, em um de seus shows no Sxsw 2016 (Foto: Getty)

“Malibu”, o disco, tem 16 faixas e dura 61 minutos. O talento do músico da Califórnia despertou o olhar esperto do ícone Dr. Dre, que o convidou para uma participação em algumas faixas de “Compton”, seu último disco. Em “Malibu”, .Paak tem o suporte de diversos artistas da cena alternativa, mas uma mão de um Schoolboy Q no meio.

Em Austin, na tal quarta-feira que ele ofuscou até a primeira dama e o Iggy Pop, .Paak participou de um festival da MTV. Cantou três músicas e foi direto para um show só seu, abarrotado por quase mil pessoas na área ao ar livre (na verdade o fundo de quintal de uma churrascaria) anexa ao Stubb, um dos principais points do Sxsw.

Mês passado, Anderson .Paak fez 15 shows esgotados na Europa, está escalado para o Coachella mês que vem e hoje faz três apresentações em Austin, com sua banda the Free Nationals, em eventos promovidos pela Pitchfork, Pandora e Hype Machine.

O disco novo, inteiro, fica disponível aqui para uma análise mais aprofundada. E também o registro de .Paak em uma de suas mil apresentações no Texas. Algo está acontecendo…

>>

  • Diego Moretto

    Até agora, disco do ano. Tragam para o Brasil!