Este dia chegou! Iggy Pop comemora seus setenta anos com música nova em parceria com um grupo de… jazz

>>

150421_iggybday

Inacreditável, mas a lenda viva do PROTO-punk, o ícone do rock sujinho como o conhecemos, o último Stooge vivo Iggy Pop, completa 70 anos hoje! Ele é o tipo raro de artista que não precisa de introdução alguma, de nenhuma bio rápida para te situar no post, nada. Muito do que você gosta e ouve hoje existe porque um dia Iggy Pop foi lá e soltou um grito. Ou porque o Bowie também ouviu e gostou. Ou porque os dois, juntos, viraram Berlim de cabeça para baixo nos anos 70.

Quando o cantor veio ao Brasil para o Popload Festival, há dois anos, lembro de ter lido uma resenha do show escrita pelo Jotabê Medeiros, para a Carta Capital, que resumia perfeitamente “o que é Iggy Pop”: “Iggy é o berro original, é o grito, arte bruta que dá pinta de ter vindo de um tempo em que ainda nem havia ainda conceitos de arte, de estética ou de mercado. Portanto, ele paira acima disso”. Nada há acrescentar.

iggybday1976

Iggy soprando as velinhas em 1976, ao lado de Bowie e do tour manager Patt Gibbons. Foto de Andrew Kent

Com suas sete décadas, cinco delas a serviço da música, Iggy Pop só leva uma vida mansa mesmo quando tira uns dias de folga para aproveitar a sua mansão em Miami, ao lado da cacatua de estimação Biggy. No mais, é trabalho atrás de trabalho: lançou música nova esta semana, continua excursionando como louco e chegou a tocar para 60 mil pessoas no México com o Metallica (entre outros festivais pelo caminho), voltou para festivais na América do Sul (mas não passou pelo Brasil) e ainda arranja tempo para ter uma super banda com outro super cara chamado Josh Homme, a Post Pop Depression. Esta, ainda com disco incrível em fase de divulgação extensa em rádios e programas de TV e com um disco TRIPLO e DVD ao vivo saindo neste fim de semana para o Record Store Day. Ufa.

Mas tem mais: eis que, agora, porque ele pode absolutamente tudo, Iggy resolveu se arriscar no jazz, uma de suas grandes paixões (quem ouve os programas dele na BBC já se acostumou a ouvir muito jazz entre elogios a Parquet Courts e Crystal Castles). No disco a ser lançado em maio, “Loneliness Road”, Iggy Pop acompanha Jamie Saft, Steve Swallow e Bobby Previte, trio de jazz americano, em três músicas. A disponibilizada hoje é a faixa título do disco e você pode ouvir clicando na imagem abaixo:

Screen Shot 2017-04-21 at 13.37.50

Para comemorar a data, a rádio inglesa BBC6 Music preparou uma programação especial com convidados desejando seus parabéns ao ídolo e tocando suas músicas ao longo do dia. Destacamos a singela homenagem de Jarvis Cocker gênio acompanhado por Chilly Gonzales:

Lembrando que o próprio Iggy tem um programa semanal na mesma rádio e que vai ao ar toda sexta-feira. Excepcionalmente nesta semana, o programa foi exibido ontem e você pode ouvir aqui.

Para encerrar, um gostinho do que foi o histórico Iggy Pop ao vivo em São Paulo, em 2015, no Popload Festival. Na época ele tinha apenas 68 anos, veja bem:

>>