Inesgotável em hits e lançamentos, o New Order revela hoje a turbinada nova edição da coletânea “Substance”, talvez a maior compilação de singles da história

Inesgotável em hits e lançamentos, o New Order revela hoje a turbinada nova edição da coletânea “Substance”, talvez a maior compilação de singles da história Foto: divulgação

Primeiro um parênteses. Vai sair no começo de 2024, por uma editora indie carioca, um livro brasileiro “fundamental” sobre o New Order, que dizem nem na Inglaterra a histórica banda britânica tem. Vamos aguardar mais, que a gente conta.

Agora a novidade de hoje. Que nem sempre é novidade. Porque o New Order lança nesta sexta uma (outra) versão moderníssima e digitalizada e expandida e “definitiva” de um disco velho, o “Substance”, coletânea dos anos 80 importantíssima lançada pela importantíssima gravadora Factory (deles, de Manchester) que reunia os singles estouradaços da época de ouro dos singles estouradaços do rock inglês pós-punk, pós-Joy Division etc.

A repetição das palavras acima em mesma frase não é sem querer. Falar de New Order sem pontuar sempre seu enorme tamanho na música pop é um pecado. E levaria muito texto para dizer tudo que é preciso ser dito sobre a banda, sua colocação na cena, suas músicas, seus lançamentos, o selo com o qual estava envolvido, Manchester em si.

Mas vamos esperar o livro brasileiro para ir à fundo nessa.

O que precisa ser colocado agora que essa nova “Substance” foi de um vinil de 12 polegadas a uma edição com quatro CDs. Vai ter versão em vinil duplo e cassete duplo. Vai ser recheado de versões alternativas e até um show do New Order na Califórnia em 1987, ano em que a coletânea “Substance” original foi lançada. Esse show em particular, para os americanos, foi especial: o grupo tocou a coletânea inteira, na sequência.

Tipo estas coisas aqui embaixo:


MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lúcio Ribeiro   dia 10/11/2023
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile