Invasão britânica: Paul McCartney, Muse e Happy Mondays podem engrossar lista de shows internacionais na América do Sul

>>>

Nunca na história deste continente se viu uma movimentação tão intensa no quesito “shows internacionais”. Se você achava que 2011 foi um ano histórico, 2012 pode tirar este posto já no primeiro semestre.

Não bastassem as visitas de dois dos maiores ingleses vivos em pouco mais de dois meses – Morrissey e Noel Gallagher – outra figura emblemática dos britânicos pode pisar na América do Sul ainda no primeiro semestre.

Sir Paul McCartney, que demorou tanto tempo para visitar o continente, agora não quer deixar de colocar os pés na América do Sul ao menos uma vez por ano.

Ele, que esteve no Brasil em 2010 para shows em São Paulo e Porto Alegre e em 2011 para se apresentar no Rio, estaria alinhavando uma nova turnê por essas bandas. Em nível de Brasil, surgem especulações de shows em cidades “fora do eixo” como Florianópolis, Recife e Brasília.

Além dos tradicionais Chile e Argentina, outros países como Colômbia, Peru e Paraguai também estão na rota de negociações do ex-beatle. O papo que vem da Colômbia é que o principal estádio deles, El Campin, foi finalmente liberado pela Secretaria de Cultura de Bogotá para receber o show, fato que foi vetado em anos anteriores.

Outra turnê que começa a ganhar força nos bastidores é a possível dobradinha Muse & Happy Mondays, que pode visitar as terras latinas no meio do ano. O Happy Mondays, banda rock-dançante-bagunça, ícone do movimento Madchester, que embalou a noite da juventude transloucada de 10 em cada 10 britânicos na virada dos anos 80 para os 90, volta com formação original, liderada pelo problemático vocalista Shaun Ryder e pelo arruaceiro dançarino Bez.

O Happy Mondays chegou a fechar um show no Circo Voador para março, mas pediu para que a data fosse remarcada para “junho ou julho”. Além disso, pediram um reajuste no cachê. No entanto, a famosa casa de shows que é patrimônio da cultura do Rio desencanou da ideia.

O burburinho é que o motivo do pedido do Happy Mondays está relacionado ao Muse, que está gravando seu novo álbum e pode visitar a América do Sul para uma turnê própria, já que ano passado eles estiveram por aqui como show de abertura do U2.

Apesar das informações ainda serem preliminares, o próprio Happy Mondays postou no twitter, ontem, que a parceria com a banda de Matt Bellamy pode rolar em breve.

E aí?