Jake Bugg em Heliópolis, o pequeno documentário

070514_jakebugg

Protagonista de shows bem comentados neste início de ano no Brasil, o moleque inglês Jake Bugg visitou a favela de Heliópolis durante sua estadia em São Paulo para o Lollapalooza, há um mês. Na ocasião, Bugg foi ao local para conhecer especialmente o cotidiano dos jovens que residem na região. A visita foi uma ação da ONG britânica ActionAid, que visa ajudar na formação de crianças e jovens carentes através da educação, músicas, artes em geral e projetos de esporte, para que estes jovens se mantenham longe das ruas e das drogas.

Bugg, na época, disse que nunca havia visto algo parecido na vida e que estava tentando absorver ao máximo tal experiência. Além de visitas à sede da associação de moradores, Jake caminhou pelas ruas da região, conversou com jovens artistas que moram no lugar, contou um pouco de sua trajetória, cantou e até jogou futebol.

A ida do novo garoto prodígio da música inglesa foi toda registrada pela ActionAid, que soltou um documentário com imagens inéditas de Bugg em Heliópolis. Ao lado de uma tradutora, ele conversou bastante com os moradores e falou especialmente do poder da música em sua vida e como isso pode colaborar com os jovens que vivem lá hoje em dia.