Melhores do Ano da Popload. Qual o DISCO NACIONAL de 2018? Vote!

>>

1 - cenatopo19
melhorescatavento

melhoresbaco

2018 não foi só o ano de grandes shows no Brasil, da solidificação dos festivais feitos aqui, do concreto ao morro, mas também foi um ano de discos importantes vindos de artistas de todos os cantos do país. Para muitos, o ano do rap de Baco Exú do Blues, Djonga, BK e Diomedes. Para outros, os 12 meses de novidades fora da curva, como Edgar, Maria Beraldo e Mulamba. Todos esses, junto de mais centenas de artistas do Sul até o Nordeste, movimentaram a agenda de lançamentos do ano, esse que largou de vez as fórmulas comuns para levar sons mais tortos e “incomuns” para os holofotes.

Lançado no finalzinho, Baco trouxe seu Bluesman para o topo dos discos mais falados dos últimos meses, seguindo o rastro do furacão de O Menino Que Queria Ser Deus, do mineiro Djonga, outro nome que empurrou o novo rap brasileiro para as paradas além daqui. Junto deles, o jovem Rubel mostrou um dos discos mais pop estranhos do ano, misturando sua MPB com açúcar, junto de uma falação meio rap… quase um poema cantado.

Dos destaques, o sul não decepcionou e a terra dos nossos melhores de 2017, a Supervão, apresentou álbuns interessantes para as listas de final de ano de todos. Teve o groove ansioso da Catavento, o folk eletrônico da Tuyo, o indie sofisticado da Marrakesh, e ainda o rock gaúcho reformado da Dingo Bells. Como se não bastasse, as gurias do Cora e o Mulamba lançaram também dois dos discos relevantes da parte sul do mapa de novidades de 2018.

Entre toda essa salada de estilos e de muitas rimas, casos curiosos também empurraram talentos escondidos da música nacional para a primeira fileira, e um dos casos foi Edgar e seu Ultrassom. O paulista filho de pais pernambucanos lançou seu quinto trabalho em 2018, disco responsável por furar a sua bolha e levá-lo para palcos importantes do indie nacional, trazendo uma das experiências mais curiosas e impactantes dos últimos anos, misturando som, performance e narrativa.

Movimentado, não? Foram tantos discos, EPs e singles que ficou difícil de absorver tudo antes do Natal. E é por isso que o Popload criou uma lista com 40 desses que mais chamaram a atenção entre a nossa equipe e quer, com a sua ajuda, escolher os 10 grandes lançamentos do último ano. Vamos votar?

O papo é rápido e fácil. É só clicar aqui. Na semana que vem iremos divulgar o resultado.

080816_carnedoce_slider

040718_marrakesh_slider

>>