Metallica toca clássico dos anos 80 para feira de games. Mas deu um pequeno probleminha

>>

Captura de Tela 2021-02-21 às 9.28.26 PM

* Uma ótima “versão garagem” do hino “For Whom the Bell Tolls”, ao vivo, foi enviada em vídeo pela superbanda Metallica, para a cerimônia deste ano da feira de games BlizzCon, na Califórnia. A música é do segundo álbum da banda, “Ride the Lightning”, de 1984, desde então presente em quase todos os shows do Metallica.

A performance foi virtual. O Metallica gravou sua participação em seu QG em Los Angeles. Toda a BlizzCon 2021 acabou realizado online, por causa da pandemia. No começo do vídeo da clássica “For Whom the Bell Tolls”, James Hetfield diz que adoraria estar no evento tocando ao vivo, “mas obviamente não é possível. Mas aqui estamos e esta é para vocês”.

Só que a simples colaboração do Metallica para a feira de games terminou causando uma treta envolvendo direitos autorais que não é nova na carreira da banda, que no começo da revolução virtual, há 20 anow, levou a molecada que tocava a plataforma Napster, de download musicais, ao banco dos tribunais.

A tal treta de agora é bem outra, mas causou grande discussão nas redes sociais. A BlizzCon foi transmitida em várias plataformas, tipo Youtube, Twitter e Twitch, entre outras. Mas justo no Twitch, que sempre foi uma plataforma basicamente de games (eles querem mudar isso), a performance do Metallica foi sabotada porque um robô de direitos autorais da DMCA (Digital Millennium Copyright Act) apareceu para substituir “For Whom the Bell Tolls” por um som genérico qualquer. Basicamente, no Twitch, o Metallica foi barrado de tocar uma música do Metallica.

Como sua vocação inicial era ser uma plataforma de vídeo de games, para gamers, o popularíssimo Twitch experimenta agora uma série de confusões de direitos autorais nesta sua transição para a música, porque os gravadoras acordaram para o potencial do serviço.

E é curioso que, depois de tudo, justo com o Metallica, agora como “vítima”, a polêmica é retomada.

Abaixo, “For Whom the Bell Tolls”, ao vivo para a BlizzCon, bonitinha, no Youtube.

>>