Nine Inch Nails chega ao primeiro lugar da Billboard. Com uma música country/hip-hop que não é deles…

>>

240717_nin_slider

Hoje, nos Estados Unidos, a música número 1 nas paradas da Billboard é “Old Town Road”, do rapper novato Lil Nas X. Se você tem Spotify, pode conferir por conta própria: está lá, primeiro lugar das mais tocadas nos EUA. A faixa mistura country, hip-hop, e uma sample do Nine Inch Nails, e ficou famosa por conta de um meme na rede social TikTok. Vamos com calma, que a história é um pouco complexa.

Lá em 2008, o Nine Inch Nails lançou o gigante disco instrumental “Ghosts I-IV”. Apesar de raramente figurar entre os favoritos dos fãs, foi este projeto que abriu as portas para Trent Reznor (fundador do NIN) e Atticus Ross (o outro membro oficial da banda) emplacarem como compositores de trilhas sonoras para Hollywood, logo ganhando um Oscar e tendo músicas do próprio “Ghosts I-IV” licenciadas para trilhas de filmes e séries. Avançando 10 anos, no finzinho de 2018, o rapper americano Lil Nas X (em total início de carreira) estava procurando uma base instrumental para compôr uma faixa. Encontrou numa loja online a sample que viria a ser a base para “Old Town Road”. Ess a sample utilizava, praticamente na íntegra, elementos da música “34 Ghosts IV”, do NIN adicionada de batidas trap – uma combinação que, por acidente, acaba parecendo ter elementos de country, mesmo que a original do NIN não fosse. Lil Nas X compôs as letras para a música, e a lançou independentemente.

lilnasx

O rapper foi genial na maneira que promoveu e categorizou a faixa. Primeiro, criou e incentivou memes com a mesma. Isso viralizou na rede social TikTok, onde usuários se filmavam dançando o início da batida com roupas “comuns”, e, na entrada da batida, mudavam para uma roupagem “cowboy”. Se você tiver paciência para ver, é só procurar no YouTube por “YeeHaw Challenge”, ou ver o vídeo no fim deste post. Apesar de “Old Town Road” obviamente conter elementos de dois gêneros, Lil Nas X a lançou no iTunes e SoundCloud sob o gênero country, apenas. Lá, teria mais chance do que competindo com os gigantes do hip-hop atual. O resultado? Chegaria ao topo das paradas country em pouquíssimo tempo.

Chegaria, se não houvesse uma intervenção. A própria Billboard removeu a faixa das paradas country, afirmando que “não possuía elementos suficientes do gênero na atualidade”. O efeito, claro, foi o contrário do esperado, e catapultou “Old Town Road” para o topo das paradas Hot 100 da Billboard – além de trazer à tona toda uma discussão sobre o racismo que possa existir dentro e ao redor da indústria musical country. Não bastasse tudo isso, a música ainda recebeu um remix com Billy Ray Cyrus (sim, o pai da Miley Cyrus), e também disparou rapidamente em popularidade.

Então, dificilmente você encontrará um momento mais 2019 que este. Um rapper de 20 anos sampleou Nine Inch Nails numa faixa de country trap, e chegou ao topo das paradas. Fato que Trent Reznor nunca conseguiu, nem no auge de popularidade da banda. Não é um julgamento de valor sobre uma coisa nem outra, mas mostra o quão volátil pode ser a popularidade de músicas.

>>