Para tudo. Saiu o incrível segundo álbum do Fontaines DC. Mas não pense que vai ser fácil. E daí?

>>

* Um ano atrás, naquele mundo antigo em que vivíamos, a banda irlandesa Fontaines DC vomitou sobre nós algumas das mais brilhantes canções punks explosivas dos últimos tempos, com “Dogrel”, o álbum de estreia.

Agora o tal “segundo álbum” chegou e o Fontaines DC resolveu dificultar nossa vida com um disco soturno e nem um pouco explosivo. E ainda assim o quinteto de Dublin conseguiu de novo. Derrama sobre nós algumas das mais brilhantes canções pós-punk nada rompantes dos últimos tempos, com “A Hero’s Death”, seu disco número 2.

dc

A “A Hero’s Death” é, sim, um disco difícil. Porque baixa a bola da própria banda, porque a banda claramente quis baixá-la. Porque faz mais pensar do que soluciona. Porque, se o primeiro quebrou a banda na energia, o segundo aponta outros caminhos. Pode comparar, tudo em seu devido lugar, o que Sex Pistols e Clash fizeram láááá atrás. Foi preciso a quebradeira, agora é preciso reconstruir, ir além.

As primeiras audições podem ser difíceis para quem chapou com “Dogrel”. Mas a genialidade da banda dentro de seu tempo está toda bem trabalhada em “A Hero’s Death”. Ouve sem afobação. Sem cair da cadeira. Toda a história da música britânica, ainda que eles são só “vizinhos umbilicais” do Reino Unido, do punk-77 até o post-punk do Brexit, está toda em “A Hero’s Death”. Nas entrelinhas.

“Life ain’t always empty
Don’t get stuck in the past
Pá pá pá pá pá pá pá”

Enfim, o segundo disco do Fontaines DC já está no ar. Inteirinho nos streamings, nas lojas inglesas, no Youtube. Vou deixar aqui embaixo minhas três faixas prediletas de “A Hero’s Death”, apenas. Queria saber as suas.

***

* O Fontaines DC tem anunciado ainda que quem comprar o “A Hero’s Death” em qualquer dos seus formatos até às 8h da manhã (horário Brasil) do dia 3 de agosto vai ganhar um convite via email para assistir a um show especial da banda tocando o “A Hero’s Death” na íntegra, mais algumas músicas do “Dogrel” e uma entrevista ao vivo do quinteto respondendo perguntas de fãs. Essa performance, “A Night at Montrose” vai rolar no próprio dia 3, segunda-feira que vem, às 4 da tarde no nosso horário. O link para quem receber o convite no email vai ser entregue às 3, uma hora antes.

>>