PJ Harvey incomoda Washington com seu novo single engajado

>>

220116_pjharvey_slider

Dia 15 de abril, a diva indie PJ Harvey vai lançar seu aguardado e polêmico novo álbum, “The Hope Six Demolition Project”, que consiste em canções inspiradas em visitas que a cantora fez a diversas áreas de conflito e tensão como Kosovo e Afeganistão, ou em cidades icônicas onde se tomam decisões importantes, como Washington.

E é a capital americana tema do novo single da inglesa, “The Community of Hope”, que vem gerando burburinho entre autoridades do município. A canção fala de um programa social que ajuda famílias de baixa renda na região metropolitana da cidade, no Ward 7, “uma terra de drogas e zumbis” (como descreveu a cantora) especialmente nos arredores do principal cemitério local, e que estão sendo impactadas com o processo de mudança urbanística da região, que tem recebido novos pontos comerciais e construções, afetando as diversas famílias que residem por lá há anos e não têm condições financeiras para se adequarem à uma nova realidade.

No vídeo, que mostra cenas reais do bairro, um narrador fala do projeto de habitação pública do governo chamado HOPE VI. No fim, um coral canta em uma igreja batista que uma unidade da rede Walmart será instalada no local, o que tem gerado protesto por parte da população. Após a divulgação e o apelo da canção, autoridades locais estão tentando barrar o acordo, segundo a imprensa norte-americana. Por outro lado, membros da Câmara Municipal de Washington têm criticado a cantora britânica, alegando que ela não conhece a realidade da cidade.

“Here’s the highway to death and destruction / South Capitol is its name / And the school just looks like a shithole / Does that look like a nice place / They’re gonna put a Walmart here” é o trecho que gerou maior polêmica e buzz sobre a faixa. O vídeo foi dirigido por Seamus Murphy.

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 18/03/2016
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile