Popload na Noruega. Øya Festival 2016, o mais “decente” festival do planeta, começa hoje

>>

* Live from Oslo.

oya1

É tudo o que você quer de um festival. No centro da cidade (Oslo), sem perrengue para ir e vir, realizado em um belo parque (Tøyen Park) cercado de museus, cafeterias com assinatura, pizzarias e hotéis. E tem a fama de ser o festival “mais limpo” da Europa (imagino que dá para incluir os americanos e os brasileiros aqui), no sentido de ser verde e camarada com o meio ambiente.

O moderno transporte público norueguês que serve o Tøyen Park é o que menos emite CO2 no continente. Quase não há desperdício de comida (o que sobra é diariamente distribuído em abrigos de necessitados). Consequentemente quase não tem lixo e o que tem não escapa da reciclagem. Praticamente toda a energia usada para botar as bandas em funcionamente é sustentável. Até os banheiros são orgânicos, dos assentos ao papel higiênico. E 50% da comida vendida nos quiosques do Øya Festival são apresentadas em opções variadas sem uso de carne animal.

Captura de Tela 2016-08-09 às 10.46.14

E, claro, tem as atrações. O line-up deste ano chega a ser fabuloso no sentido de ser (quase) diferente da maioria dos festivais europeus que ficam reciclando as mesmas atrações. A curadoria do Øya é forte.

Tirando as pencas de bandas escandinavas à disposição, e austríacas e alemãs e francesas, a edição 2016 do principal festival norueguês elenca nomes como PJ Harvey, Jamie XX, New Order, Anohni, FIDLAR, Chvrches, Mastodon, Massive Attack, M83, Last Shadow Puppets, Grace Jones, Foals, Prins Thomas, Savages, .Paak, Daughter, Alunageorge, Christina & The Queens, Floating Points, Julia Holter, The Black Madonna, Skepta, Eagles of Death Metal, DJ Koze, Giant Sand, The Damned e muitos outros.

O Øya Festival começa hoje em clubes, tem a parte dia e a parte noite, depois amanhã vai para o parque. O festival segura bem, sem tretas, um público de 70 mil pessoas.

Nos próximos dias, a Popload vai trazer informações pop do Øya, de Oslo, da Noruega e da Europa em geral, aqui no site, instagram (@lucioribeiro), snapchat, facebook, twitter e o escambau.

pj

** A primeira foto é do Øya Festival do ano passado. A do meio é da edição de hoje do jornal norueguês “Aftenpoften”, que traz uma edição especial do festival. Acima, PJ Harvey em ação em junho no Primavera Sound, de Barcelona, em imagem de Christine Goodwin para o “NME”.

>>

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 09/08/2016
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
INTERPOL – inner fixed mobile