Popload no Oriente Médio. Ouvindo Jadal

>>

* Popload em Jerash, na Jordânia, Oriente Médio.

* Se empanturrando de homus e falafel.

* Armas químicas bombando a Síria aqui ao Norte, bombas e tiros sacudindo o Iraque aqui do lado direito, eu interagindo com Jesus Cristo em lugares sagrados e o Obama vindo visitar a Jordânia bem quando eu estou aqui na região, deixando a galera nervosa. Daora a vida.

* Fui numa loja de camisetas modernas, que vendia pranchas de skate e CDs do rock contemporâneo árabe. Uma espécie de Colette (Paris) no coração de Amã, na Jordânia, chamada JoBedu (no caminho para Abdoun, perto da suntuosa embaixada americana). Perguntei a um dos vendedores hipsters (de um modo muçulmano) qual o disco novo mais legal que eles tinham e o rapaz me disse que eu precisava ouvir Jadal.

Jadal é uma banda de rock árabe aqui de Amã, explicou o moço, liderada por um figurinha chamado Mahmoud Radaideh que toca guitarra, canta, compõe, produz os discos. Ele falou que é o som que mais se aproxima da cultura ocidental, porque tem outros rocks típicos locais feitos com um monte de instrumento “deles” que o cara da loja citou e eu não entendi nada.

Jadal toca direto na Play 99.6, rádio de nova música da Jordânia, que mistura rock local, Rihanna e Tame Impala. Dá para ouvir a Play 99.6 aqui. Não sei você, mas eu adoro essas coisas de rádios “modernas” de lugares “diferentes”. A “new music” deles junta também Mackelmore e Justin Timberlake. Muito bom, haha. E os DJs, pelos momentos que eu ouvi, são na linha FM do tipo “Aê, galeraaaaaaaaaa”. Deixa os caras. E as propagandas ora em inglês, ora em árabe, são legais de ouvir.

Enfim, o Jadal. Saí da loja trendy com o último disco da banda, “El Makina”, lançado no dia 29 de dezembro do ano passado. Que dia mais estranho para lançar um disco… Talvez não para os árabes. De todo modo, curti bem o disco. Tem para vender na Amazon. Pelo que entendi, é o segundo álbum do Jadal. Curti bem a faixa “Yum el Jum’A Dayman Ashwab” e a “I’m in Love with Wala Bint”, haha. É sério.

Achei um vídeo novo do disco o/. É do single “Ana Bakhaf Min el Commitment”. Olha que cool. É a história do Mahmoud largando a namorada sozinha na mesa do restaurante, saindo em disparada pelas ruas de Amã, chegando em casa e ligando para ela. Acho que é isso.

Parece que o que pega mesmo entre a galerinha jordaniana é música eletrônica com sonoridade árabe. Bem cool. Vou procurar saber mais sobre isso. Meninas de lenços cool tampando a cabeça e indo em festa e rave eletrônica.

* A Popload está na Jordânia a convite do Jordan Tourism Board.

>>