POPLOAD TV – Programa Gliv Rocks mostra os discos que abalaram o ano mágico de 1991 na música

>>

* Há 30 anos, a música passaria por uma transformação profunda que tem consequências indeléveis até hoje no tipo de som que a gente escuta. Falar desse ano mágico de 1991, sob a ótica dos principais discos lançados naquela era, é o tema de mais uma parceria com o Gliv Rocks e a Popload TV, o canal do Youtube da Popload.

Não dá para tratar dos efeitos de 1991 na música sem passar umas quatro horas falando, mas Alê Zampieri, o apresentador e mr. Gliv, traçou um belo panorama através de 19 álbuns importantes de 91. E olha que ele já começa dizendo que ficaram “alguns bons discos de fora”. Eu diria que ficaram muitos, porque 1991 foi impressionante.

Não pense que 1991 se reúne “apenas” ao monumental e espetaculoso “Nevermind”, do Nirvana, que mudou tudo ao chacoalhar de surpresa a indústria. O Gliv Rocks elenca e explica o que os discos de REM, Guns N’Roses, EMF e Michael Jackson, para citar só esses, causaram na música neste ano bendito. A cada um a seu jeito e alcance, claro.

***

((E, claro, o programa gerou uma playlist de 19 músicas representativas dos 19 discos de 91, no Spotify)).
>>

  • disqus_spW5IqSQTp

    Agora a verdadeira lista com os VERDADEIROS classicos que fizeram de 1991
    um ano impar na musica. Afinal foi o rock independente é a verdadeira razao da existencia do Popload e não as musicas de sempre do cidadão-padrão, esse que levou a sociedade à realidade que estamos vivendo:
    1 – Loveless – My Bloody Valentine
    2 – Nevermind – Nirvana
    3 – Bandwagonesque – Teenage Fanclub
    4 – Screamadelica – Primal Scream
    5 – Trompe le Monde – Pixies
    6 – The Enemy Stikes back – Public Enemy
    7 – Achtung Baby – U2
    8 – Sebadoh III – Sebadoh
    9 – Massive Attack – Blue Lines
    10 – Slint – Spiderland