(Quase) Ninguém Conhece (Ainda) – parte #5. Banda de hoje: BIG JOANIE

>>

Big-Joanie

BIG JOANIE em foto de Ellie Smith

Vá ouvir agora: Big Joanie

Em um mundo onde todo mundo opina e faz sua própria curadoria é bom termos alguns curadores de conteúdo de confiança. Se o assunto é música, você deve confiar no Iggy Pop e no que ele toca em seu programa de rádio para a BBC Radio 6.

Então, foi muito legal quando descobrimos uma paixão em comum com o (nosso) mestre! Estamos falando da banda inglesa Big Joanie, que há um tempo já rola na nossa playlist “(Quase) ninguém conhece (ainda)” e que rola direto no programa do Iggy.

Como toda banda esperta, é delas a melhor definição do próprio som: “The Ronettes filtrado através do DIY dos anos 80 e do riot grrrl com uma pitada de dashikis”, a camiseta colorida do oeste africano que virou símbolo de resistência para os afro americanos. Em suas influências também citam Nirvana, Breeders e um tal de Jesus and Mary Chain, já ouviram falar?

Big-Joanie-3

Apesar de Stephanie Phillips, Estella Adeyeri e Chardine Taylor-Stone estarem por aí desde 2013, foi no ano passado que elas começaram a chamar mais atenção com seu primeiro disco, ‘Sistahs’, que saiu pelo selo independente The Daydream Library Series, que tem entre os donos Thurston Moore, eterno Sonic Youth.

Vale muito ouvir o álbum e dar uma olhada nos vídeos delas ao vivo. São apresentações que ganham intensidade por as três tocarem próximas uma das outras, já que a bateria não fica atrás do palco, mas na linha de frente junto com o baixo e bateria. Escolhemos este pocket show para a rádio KEXP para ilustrar (atenção especial à música “Used to Be Friends”, uma das nossas preferidas, que entra no 05:55):

Também vale prestar atenção ao que elas falam e fazem foram do palco. A baterista Chardine Taylor Stone, por exemplo, tem projetos sociais de inclusão para mulheres negras e de combate ao racismo dentro da comunidade LGBTQ+, além de sempre compartilhar reflexões importantes sobre suas experiências, como o machismo que encontram do próprio público ou sobre a dificuldade de serem reconhecidas como artistas com influência punk. “Eles vêem três mulheres negras no palco e acham que estamos fazendo R&B”, contou em uma entrevista para a Notion.

Em abril, Big Joanie abriu para a banda clássica americana Bikini Kill, representante do punk-rock anos 90 e liderada por Kathleen Hanna. Neste mês, vão sair em turnê pela Europa com a Beth Ditto e seu Gossip! Go Girrrls!

Abaixo, o disco Sistahs, lançado em dezembro:

Quer ouvir outras bandas que (quase) ninguém conhece (ainda)? Acompanhe a nossa playlist!

>>