Record Store Day no Brasil venderá single exclusivo do Criolo

O Record Store Day, que de repente virou um dos maiores eventos da música, acontece sábado, dia 19. Na gringa, cerca de 500 lançamentos de bandas especialíssimas são guardados para sair nesse dia, que existe desde 2007, começou pequenininho e hoje está gigantesco, e serve para reunir as bravas lojas independentes de discos que insistem em sobreviver na nova era. A gente já vem falando desse dia há tempos por aqui.

Tipo neste post recente, em que listamos a maioria dos lançamentos, que vão de Disclosure e Haim a David Bowie, Jay Z e Joy Division.

Do novo Parquet Courts ao “Supersonic” do Oasis. Da caixa do Soundgarden ao Mastodon live. O cassete do Skrillex aos 5 álbuns luxo do último show do LCD Soundsystem. De Tame Impala ao vivo ao Ramones de quatro faixas que só saiu nos anos 80 na Inglaterra. Sem falar no single de Nirvana “Pennyroyal Tea”, com ”I Hate Myself and Want To Die” de lado B, em 7 polegadas e 6 mil cópias apenas, disco que sairia em abril de 1994 como terceiro single do álbum “In Utero”, mas que foi abortado por causa da morte de Kurt Cobain, dia antes.

Jeff Tweedy, do Wilco, celebra o Record Store Day porque foi vagando em loja de disco que ele foi introduzido às bandas que marcaram a vida dele. Ele chegou a trabalhar numa loja indie de disco. Paul McCartney disse que nada na vida dele é tão glamuroso do que uma loja de disco. E ele também acha importantíssima a data de 19 de abril, por isso.

Daí que eu tava vendo no site oficial do Record Store Day que tem umas lojas de discos brasileiras cadastradas: umas do Rio, SP, Goiânia, Porto Alegre, Recife… Entrei no site delas e pelo menos por ali não deu para pescar nenhuma programação especial para o RSD.

Mas um grupo de lojas em SP, a Locomotiva Discos, está divulgando um envolvimento independente ao independente Record Store Day. Nas duas lojas no Centro e na de Pinheiros a Locomotiva vai botar 20% de desconto, no sábado, em todos os discos de seu estoque, vinis nacionais ou importados.

E, como artigo especial para o Record Store Day, a loja vai vender o single “Duas de Cinco”, do Criolo, um vinil branco de 10 polegadas. Em edição de 500 cópias numeradas. Esse disco do Criolo vai estar à venda apenas no sábado.

Não vamos ter um agitado Record Store Day aqui no Brasil, até onde eu sei, mas já há uma conexão pequena para que isso vire algo grande no ano que vem, não?

Screen Shot 2014-04-17 at 19.30.46

>>