Sangue, luxo, Baxter Dury e inspiração em Monty Python: apenas o vídeo novo do Fat White Family

>>

200319_fatwhitefamily_slider22

Temos falado bastante do Fat White Family por aqui, banda electro-pop-punk (pode isso?) do Sul de Londres e liderada pelo figuraça Lias Saoudi. São tantas influências e referências no som do grupo que fica difícil mesmo descrever. E apesar do visual punk auto-destrutivo-vida-loka de alguns dos integrantes, levando em conta as amostras que temos do disco novo até agora, eles até que estão bem… comportados. Bem pop até, sério. E maravilhosos: “Feet”, lançada em janeiro e presente no primeiro post de 2019 deste site, digo desde já, é uma das músicas do ano (e, sem dúvida, a mais acessível deles). Vai lá ouvir e diga se estou mentindo.

Seguindo a tradição de soltar um álbum de três em três anos, está marcado para 19 de abril o lançamento do terceiro disco do grupo, “Serfs Up!”, o primeiro pela Domino.

E se o vídeo para o single citado acima já foi aquela viagem medieval louca com cenário absurdo, a nova amostra visual do novo álbum não podia ficar atrás. 1. “Tastes Good with the Money” já começa com um “featuring” que vale o disco: o dândi Baxter Dury, que com aquele sotaque inconfundível deixa qualquer música cool. 2. A direção é da Roisin Murphy, metade do duo irlandês (dos anos 90) Moloko. 3. E a inspiração, para deixar tudo ainda mais inglês e surreal, vem do seriado Monty Python.

Murphy é fã dos FWF e fez de tudo para dirigir um vídeo do grupo, entrando em contato até via redes sociais. Segundo ela, a inspiração e “a ideia de referenciar o Monty Python veio em parte do cenário político um tanto absurdo e confuso que estamos vivendo agora na Grã-Bretanha, parece que o Python adivinhou. Os britânicos rindo de si mesmos, um certo tipo de alegria, mesmo na perda do império, cantando enquanto o navio afunda, bem, parece tão … do momento. Existe essa profunda ambivalência em relação ao estabelecimento que ressoa com o Fat White Family, uma visão de mundo irreverente.”

Tem humor inglês, tem o próprio Baxter Dury do meio pro final, tem sangue, tem luxo, tem aristocracia e tem, claro, mais uma música genial do Fat White Family:

* Abaixo, o sketch que serviu de referência para o clipe:

Serfs Up! – Tracklist
1. Feet
2. I Believe In Something Better
3. Vagina Dentata
4. Kim’s Sunsets
5. Fringe Runner
6. Oh Sebastian
7. Tastes Good With The Money
8. Rock Fishes
9. When I Leave
10. Bobby’s Boyfriend

200319_fatwhitefamily_album

>>