Smashing Pumpkins e a guitarra roubada em 1992. Recuperada agora

>>

* No início do mês, viralizou uma história bacana sobre Billy Corgan, líder dos Smashing Pumpkins, que finalmente conseguiu resgatar uma guitarra única que havia perdido há 27 anos. Como uma matéria extensa na “Rolling Stone” gringa explica, Corgan teve a guitarra roubada em 1992, e ficou à procura da mesma por anos, sem saber de seu real paradeiro. Nesta semana, o Smashing Pumpkins publicou um vídeo de Billy Corgan contando a história da busca pelo instrumento, e tocando algumas músicas do álbum “Gish”, o disco de estreia, de 1991.

A história diz que os Pumpkins estavam na estrada com a turnê do “Gish” e um ladrão simplesmente “saiu andando” pela porta do backstage após um show em Detroit, com a guitarra na mão, e ninguém o impediu. Com o passar dos anos, Corgan recebeu diversos relatos de onde a guitarra poderia estar, e até ofereceu uma recompensa pela mesma: 20 mil dólares, “no questions asked”. O cantor-guitarrista desistiu de envolver a polícia na história. Ele só queria seu instrumento de volta.

Corgan tinha um carinho especial por ela, pois foi a primeira Fender Stratocaster que ele tocou, algo que veio a consolidar o som do grupo na época. Corgan, apesar de ser canhoto, sempre tocou guitarras de destro, e o braço daquela Stratocaster parecia o favorecer – além de ter um som extraordinário. Ele também não gostava muito da cor do instrumento, então decidiu pintar algumas partes de seu acabamento, tornando-o único.

Agora, 27 anos após o incidente, seguindo uma série de pistas falsas (inclusive uma réplica relativamente bem-feita), finalmente apareceu alguém com a guitarra verdadeira. Curiosamente, a a pessoa em posse da Stratocaster não tinha a mínima ideia da história que ela carregava quando a adquiriu.

Corgan diz que “sabia” que algum dia a guitarra voltaria para ele. É o tipo de história “lendas do rock” que fãs adoram passar adiante, e que deve aparecer em livros e retrospectivas de cultura pop por anos. Mesmo com o último disco dos Pumpkins não sendo tudo aquilo, embora com a banda tendo reencontrado um vigor ao vivo, é difícil não achar isso tudo um “causo” legal.

Captura de Tela 2019-02-28 às 2.18.25 PM

**

** As fotos deste post (que inclui a da home) são de Dan Prakopcyk para a RollingStone.com.

>>