Starting over – o pop respira John Lennon. Popload faz homenagem ao ex-beatle (desculpa, Liam)

>>

* Para além do vídeo novo do Liam Gallagher, e do último dia 9 de outubro, quando ele completaria 80 anos se fosse vivo, até hoje, dia em que se completam 40 anos de sua morte, muito se falou de John Lennon, o ex-beatle assassinado com cinco tiros em Nova York.

lennonnn

A cultura pop está vivendo uma imersão John Lennon neste último mês exato. Tivemos inclusive alguns lançamentos e acontecimentos que incluem:

* a coletânea “Gimme Some Truth”, 36 músicas produzidas e re-mixadas por Yoko Ono e seu filho, Sean Ono Lennon, lançadas no dia 9 de outubro – no que seria o aniversário de 80 anos do ídolo. As músicas nos trazem a qualidade atemporal da voz do artista. Verdades expressadas uns 50 anos atrás estão vivas ainda ali – naquelas gravações.

* alguns vídeos ganharam restauração digital, incluindo “Happy X-Mas (War is Over)”, que coroou a icônica campanha de John e Yoko contra a guerra do Vietnã nos anos 70 e contou com participação do coro jovem de Harlem.

https://youtu.be/g_kj60DIq2M https://youtu.be/CbKsgaXQy2k

* O EP “Cold Turkey”, lançado no último dia 20, com uma live remasterizada de “Come Together” que vale a pena conferir.

* Em São Paulo, ainda temos a exposição John Lennon no Museu de Arte e do Som (MIS), aberta até dia 31 de janeiro de 2021, que revela a influência avant-garde de Yoko no desenvolvimento artístico de Lennon.

Ou seja, a febre John Lennon corre solta por aqui e por lá, quando o ex-parceiro de Paul McCartney é sempre lembrado por este período, seja pelas suas efemérides (a boa e a ruim), pela música de Natal de sua carreira solo, e seja por sua mensagem de paz, que poderá ser adequada a 2020 se a p*rra dessa vacina vier mesmo e logo: “A guerra acabou, se você quiser”.

Deve ter algum sentido para estes tempos uma música como “(Just Like) Starting Over” e um começo de canção antítese de confinamentos e pandemias com letra do tipo: “Our life TOGETHER, Is so precious TOGETHER…”

Viva Lennon!

***

* A foto de Lennon com a camiseta de Nova York, que ilustra este post, é do grande fotógrafo Bob Gruen

>>