Supercordas volta a dar as caras. Veja o belo vídeo novo, cheio de imagens antigas

>>

premierepopload_10

* O cultuado grupo indie carioca Supercordas, quinteto capitaneado por Pedro Bonifrate, arma um retorno em disco para 2015, já antecipado no áudio de uma música nova, a ótima “Sobre o Amor e Pedras”, single lançado há bem pouco tempo.

A Popload traz agora com exclusividade a “cara” dessa canção, um inspirado vídeo produzido através de uma coleção de imagens de arquivo, registro de antigos shows da banda em São Paulo, Rio e BH. O Supercordas olha o futuro revisitando o passado, o que combina muito com a pegada psicodélica toda própria do grupo.

Screen Shot 2014-12-10 at 16.23.58

O terceiro disco do Supercordas, ainda sem título, sai pela valente gravadora-produtora paulistana Balaclava Records. A banda entra em estúdio em janeiro. O álbum, sucessor de “A Mágica Deriva dos Elefantes”, elogiado disco de 2012, deve sair com a estampa da Balaclava em meados de 2015, é a previsão.

E por onde andava o Supercordas?

Vamos ver, em primeira mão, o belo vídeo de “Sobre Amor e Pedras”. Depois o Bonifrate nos conta por que o Supercordas andou sumido.

Fala, Bonifrate!

“Bom, depois do ‘A Mágica Deriva dos Elefantes’, tivemos mais uma prole de trabalhos de outros projetos em que estamos envolvidos. O Sandro montou o Digital Ameríndio & American Bigfoot Mouse Mouse Joe e lançou o disco ‘Intensos Animais Imperceptíveis’, comigo e o Gabriel Ares também integrando a banda.”

“O Diogo andou produzindo e/ou sonorizando vários artistas em São Paulo, como a Stela Campos (com quem também toca ao vivo), o Inverness, o Rumbo Reverso.”

“Eu lancei mais um disco solo como Bonifrate, o ‘Museu de Arte Moderna’, e um EP, que agora estão saindo respectivamente em vinil e fita cassete pela Balaclava Records. Também produzi um EP de Simplício Neto & Os Nefelibatas, chamado ‘Fuscas & Dirigíveis’, e também estou tocando guitarra com a banda, em que o Gabriel também toca.”

“Eu e Giraknob estamos gravando aos poucos um outro projeto nosso, meio soul, meio noise. Entao dá para dizer que estivemos bem ocupados por aí, para além do Supercordas.”

“Há um ano, como Supercordas, começamos a gravar três faixas na casa do Diogo em Perdizes. Uma delas foi a ‘Sobre o Amor e Pedras’, que finalizamos no estúdio Canoa com o Guilherme de Jesus Toledo, e agora está ganhando esse vídeo do Giuliano Gerbasi, uma obra audiovisual bem frenética e emocionante que juntou diversas imagens de arquivo da banda, desde 2004, com planos que o Giu mesmo captou pelo interior de São Paulo, e shows mais recentes em que tocamos a música.”

“É o primeiro passo para voltar ao estúdio do Gui agora no verão e gravar o resto do novo álbum, que tende a ficar bem diferente de tudo o que rolou antes. Um pouco mais direto, um bocado mais político nas letras, um tanto mais kraut-rocker, mas ainda com canções fortes e, quem sabe, até assobiáveis.”

“O método de gravação deve ser mais espontâneo que o dos outros discos. Sempre tivemos muita clareza de onde chegaríamos no fim, o que acabou engendrando processos longos de gravação, mas agora estamos curtindo a ideia de entrar no estúdio com rascunhos e ver no que vai dar.”

“Sobre o que estamos ouvindo ultimamente, posso falar por mim, com alguns pontos em comum entre todos, eu imagino. Eu escuto muito kraut-rock, cada vez mais, escuto mais Can que qualquer outra coisa. No geral, estamos curtindo muito a onda psicodélica atual, do Tame Impala aos Boogarins. Tudo tem semelhanças com o que sempre fizemos, pelas referências em comum, mas também é provável que tenhamos agregado alguns desses novos valores ao nosso som.”

** As fotos deste post e da home da Popload são de Tay Nascimento.
*** O single de “Sobre Amor e Pedras” está para download no site da Balaclava.

O Supercordas é:
Pedro Bonifrate – voz, violão, guitarra e harmônica.
Diogo Valentino – voz e baixo
Filipe Giraknob – guitarra e percussão eletrônica
Digital Ameríndio (Sandro Rodrigues) – voz e bateria
Gabriel Ares – teclados e samples

>>