Top 5 Shows – Festival Turá chama as atenções. O internacional Terno Rei toca em SP, veja você. Juçara Marçal brilha na Casa de Francisca. Vai um café também?

São Paulo tem dois festivais que vai movimentar o alto escalão e o andar de baixo da música brasileira: o Turá e o, atenção, São Paulo Coffee Festival. Acredite, os dois no parque Ibirapuera. Detalhes abaixo. Mas além deles a semana nos clubes vai seguir agitada.

Neste fim de semana acontece a segunda edição do Festival Turá, o evento que no ano passado redescobriu o Ibira delícia para os shows. Com o objetivo de trazer “A” mistura da música brasileira, o line-up deste ano tem uma gama de artistas que representam praticamente todos os gêneros: da MPB “normal”, ao samba, ao eletrônico, ao indie ao bloco de Carnaval. Teremos alguns melês nteressantes no palco, como Pitty e Marcelo D2, e Joelma e Mariana Aydar. Para fechar as noites, Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho, no sábado, e Gilberto Gil e sua grande família no domingo. A missão dada ao Turá está cumprida pelo festival neste ano!

A banda paulistana Terno Rei retorna para os palcos de sua cidade depois de um belo rolê de shows pela Europa. O quarteto se apresentou (novamente) no Primavera Sound Barcelona e no mesmo evento no Porto, além de outras datas solo em Portugal, que incluíram um concerto sold-out em Lisboa. A base dos shows da volta a SP será os álbuns “Gêmeos”, do ano passado, e o famoso “Violeta”, de 2019.


Juçara Marçal apresenta hoje e amanhã seu aclamado “Delta Estácio Blues” em duas noites na Casa de Francisca, em São Paulo. Em seu segundo álbum solo, Juçara, acompanhada por Kiko Dinucci na produção musical, explorou todos os elementos que marcaram sua carreira como cantora e compositora. Um show que vale assistir na intimidade da Casa de Francisca.

A salinha de shows do Bar Alto recebe na quarta a enormidade que é o Xaxim, projeto de música expansiva saído da cabeça de duas cabeças criativas de outros ramos da música, como o figuraça produtor Dudu Marote e o parça DJ e também produtor Fabião Soares. A coisa aqui é grande mesmo: passa por beats eletrônicos mesclados com vocais, percussões afro-brazucas e sons indígenas.

O espírito de São João vai tomar conta do Cine Joia, em São Paulo.  A banda potiguar Luisa e os Alquimistas, de bregapop, subirá ao palco do Joia para lançar seu novo EP “Especial São João”, durante o Arraial da LEOA. Com repertório que vai do piseiro ao forró romântico, com fortes referências dos anos 1990 e 2000, Luisa conduz o público em uma jornada por sua discografia e releituras de clássicos.

***
MAIS

A cantora carioca Teresa Cristina apresenta releituras de Paulinho da Viola em seu projeto “Paulinho 80+20”, no Centro Cultural São Paulo, nesta quinta-feira 22. Neste dia a cantora Isabel Lenza toma conta do Bar Alto para mostrar ao vivo seu surpreendente e cheio de camadas disco de estreia, o “Véspera”, de lá de 2021. A Rádio Gatilho FM, projeto do DJ Nyack, está celebrando 1 ano de existência e convidou Bebé e Tássia Reis para comemoração na Casa Natura Musical, na sexta 23. O cantor paulistano Rodrigo Alarcon, que recentemente se apresentou no festival MITA SP, faz show no Agulha, em Porto Alegre, também na sexta 23. E também no Agulha gaúcho, mas no dia seguinte, sábado 24, a cantora baiana Illy mostra ao vivo seu terceiro disco, “O Que Me Cabe”. Outra cantora baiana, que também é guitarrista, a Josyara canta e toca na Casa Bona de Música, em São Paulo, tambééém no sábado 24. E um evento diferente que vai agitar um pouco a CENA independente de shows de SP é o São Paulo Coffee Festival, que acontece de sexta 23 a domingo 25, no prédio da Bienal, no parque Ibirapuera, em SP. Nomes como Marina Gasolina, Nina Maia, Papisa, Isabel Lenza e Ultraviolet são atrações. Mais informações e ingressos, aqui.

***
FIQUE DE OLHO

Em agosto, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, acontece outro festival de nome legal: Doce Maravilha. Tem até uma continuação: “A festa da música brasileira”. Os protagonistas são bem conhecidos. Caetano Veloso (fazendo o show de 50 anos do importante álbum “Transa” e Gilberto Baiana (que seria a mistura de Gilberto Gil com o BaianaSystem. O resto do forte line-up está cheio dos famosos “&” e “Convida” que assolam as escalações no Brasil: Emicida conv. Maria Rita; João Gomes conv. Vanessa da Mata; Adriana Calcanhoto & Rodrigo Amarante e por aí vai.

***
* Na vinheta do Top 5 SHOWS, o grande Jorge Ben Jor.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MITSKI – horizontal miolo página
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile