Top 5 Shows – Pera que não acabou. BK em BH, Letrux no Rio e Varanda em SP puxam a lista para acabar 2023

Ei, onde você vai? Ainda não acabaram os shows do ano mais movimentado da música brasileira em todos os tempos. E olha que tem muita coisa boa para acontecer até o Natal. E, logo que virarmos para 2024, a coisa já vai estar quente novamente. Mas primeiro vamos dar adeus aos palcos brasileiros em 2023. No ano que vem a gente conversa sobre o ano que vem. Bons últimos shows e ótimas festas.

O rapper carioca BK fecha um ótimo ano apresentando o disco “Ícarus” na casa mineira Autêntica, nesta sexta 22. Lançado em 2022, o quarto disco de Abebe Bikila representou uma virada de chave na carreira do rapper. O trabalho conferiu para o artista até um leão de bronze na categoria design no Festival de Cannes. E, na última sexta 15, BK lançou a mixtape “Verão Criminoso”, com 18 colaborações com parceiros como L7NNON e Febem. Mais do que um show de fim de ano, este é uma celebração já para abrir as portas para o verão.  

Enquanto isso, no Rio, Letrux vai soltar seu zoológico no Circo Voador nesta sexta 22. O show será completo com bandona e abertura de João Brasil. produtor do quarto disco da cantora carioca Letícia Pinheiro de Novaes, o celebrado “Letrux Como Mulher Girafa”. Com sua performance extravagante, em seu mais recente disco Letrux se distanciou das dores dos prantos da pandemia e levou uma apresentação bem mais animada aos palcos. Será uma baita festa!

Na série de bandas que estão surgindo pelo Brasil, o quarteto Varanda, de Juiz de Fora, entrou no nosso radar com os lançamentos “Vontade”, “Gostei” e, na última semana, “Pressa”. Com um pop rock que entra na onda de outros artistas em ascensão na CENA como Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, a banda Varanda faz uma última apresentação em São Paulo no Picles nesta quinta 21. Vale a pena conferir e já deixar a banda no seu radar para 2024.

Talvez o guitarrista Pedro Martins seja um nome fora de seu radar musical, mas a gringa já está de olho no brasileiro há tempos. Nesta quarta 20, Pedro apresenta seu “Rádio Mistério”, disco lançado neste ano, no Blue Note. E o álbum tem uns feat bem chiques de Eric Clapton, Thundercat e JD Beck. Além deste show de fim de ano, Pedro Martins se apresenta no C6 Fest em maio com Daniel Santiago. 

Que tal uma boa festa de Carnaval fora de época para abrir o apetite para sua ceia de Natal? A Espetacular Charanga do França vai agitar o Cortina no sábado 23, uma oportunidade perfeita para dançar e recarregar as energias para sobreviver às festividades de fim de ano. 

***
E MAIS

E “last but not least”, para começar a última semana de shows do ano, enquanto seu pai entra de férias, Zeca Veloso se apresenta no Bona Casa de Música na quarta 20. Na quinta 21, a banda paulistana Supercombo faz show de seu disco “Rogério”, de 2016, enquanto na Casa de Francisca o músico Arrigo Barnabé promove a primeira de suas duas noites com o show do lendário disco “Clara Crocodilo”, com a Banda Sabor de Veneno, claro. No último fim de semana de almoço com show na Casa de Francisca, a banda Grand Bazaar anima a galera. Na sexta 22, Curumin e Saulo Duarte apresentam seu show “Fumantwo”. Para aproveitar o sábado 23 antes das comemorações de Natal, rola Chico Chico no Bona Casa de Música e Rodrigo Ogi na Casa de Francisca. 

***
FIQUE DE OLHO

Vamos fechar 2023 com uma série de excelentes festivais, em quantidade e qualidade. E 2024 claramente não será diferente. Em janeiro a febre dos festivais volta a passar pelo Brasil e Florianópolis já tem seu evento marcado para o dia 20, quando acontece o Festival Saravá, provavelmente o primeiro festival do calendário brasileiro. Com Letrux, Djonga, Alcione, Gilsons com Rachel Reis e muito mais, o Saravá tem ainda o atrativo de estar colado nas praias lindas e nas lagoas que tornam a cidade um belo turismo musical. 

***

* Na vinheta do Top 5 Shows, o rapper BK.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

MITSKI – horizontal miolo página
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile