Top 50 da CENA – quem sobe, quem desce, as estreias e o Carne Doce no topo

Top 50 da CENA – quem sobe, quem desce, as estreias e o Carne Doce no topo Foto: divulgação

1 - cenatopo19

* Entre elogios e críticas após a primeira edição, publicada aqui na Popload semana passada, o Top 50 da CENA brasileira desta semana está no ar.

Gostamos de ver a galera conversando nas redes sobre a edição passada, sinal de que é bom levantar sim a discussão. Fora que vem com um playlist semanal com uma seleção de 50 músicas feitas neste país recentemente, as “mais quentes do momento”, então já está valendo.

A discussão toda na real, entenda, não é sobre quem é pior ou melhor, vale repetir. Mas sobre quem (nos) movimenta, quem chama (nossa) atenção, quem merece destaque (na nossa humilde opinião) na música brasileira. Seja indie, seja MPB, seja velho, seja novo, conhecido ou desconhecido.

Enfim!

Nesta semana resolvemos dar prioridade auditiva, digamos, para algumas novidades que saíram neste ano, para que a lista comece a ser renovada. Ainda pescamos algumas belezinhas perdidas de 2019. Veja aí, ouça aí.

1 - rincon_slider

1 – Carne Doce – “Temporal” (2)
Esta só melhora quanto mais se ouve. Que musiquinha enoooorme soltou o grupo goiano Carne Doce para já anunciar que em 2020 vai ter disco novo, o quarto da banda do casal Macloys/Salma. A gente aqui quer morar nessas guitarrinhas que embalam a música nova, da metade para a frente. Semana passada ficou em 2º lugar, agora vem para o 1º.

2 – Vivian Kuczynski – “Carne” (Estreia)
Vem aí novo single da Vivian e um novo e belo vídeo. Por isso já destacamos “Carne” por aqui, outra das boas músicas do álbum de estreia da Vivian, single que tem uma letra que está na parte de críticas sociais do disco, segundo ela, mesmo que um tanto cifrada. Nem tanto assim. É só prestar atenção na menina.

3 – Kiko Dinucci – “Veneno” (Estreia)
O álbum solo novo de Kiko Dinucci é uma peça e tanto. Violão no comando de tudo. E muita informação ainda há ser captada em futuras audições. A música com Rodrigo Ogi é, de cara, um dos achados dos disco e pode dar a prévia do novo álbum do rapper, que tem produção do próprio Kiko.

4 – Rashid – “Eu” (Estreia)
Em seu novo álbum, Rashid deixa para a última faixa talvez um de seus melhores sons, a reveladora “Eu”. Uma daquelas reflexões pessoais de um artista que acaba refletindo no ouvinte.

5 – Rincon Sapiência – “Real Oficial” (Estreia)
Uma das muitas boas músicas do mais recente álbum de Rincon Sapiência, um disco lançando no final de 2019 e que passou meio batido, injustamente, pelo menos por aqui. Corrigimos a rota agora.

6 – Saskia – “Tô Duvidando” (1)
Já escutou o disco da Saskia? A gaúcha é uma das revelações do ano passado para você também? E a participação do Edgar nesta faixa, então? Outro nível esses dois.

7 – Os Mutantes – “Mutant’s Lonely Night” (Estreia)
Os Mutantes hoje são apenas Sérgio Dias e um novo pessoal, mas estão na ativa e lançaram um disco novo. Entre boas faixas setentistas, ecos de Beatles e Caetano (uma forma de descrever até outros trabalhos dos Mutantes, não?), destacamos uma das mais melancólicas do álbum. Sérgio Dias sabe os atalhos bonitos da guitarra.

8 – Liniker – “Não Adianta” (Estreia)
Parte do projeto “Acorda Amor”, Liniker faz um bom cover de uma música do Trio Mocotó. O projeto ainda conta com as vozes de Maria Gadu, Xênia França, Letrux e Luedji Luna. O disco saí nesta terça-feira.

9 – Ana Frango Elétrico – “Chocolate” (3)
Ficamos aqui pensando no abstrato desta música. Entendemos nada e tudo certo. Ana Frango Elétrico merece toda a atenção que está recebendo. Se até o gringo do Anthony Fantano já sacou ela, você está esperando o quê?

10 – Hot e Oreia – “Estilo” (4)
Da ótima cena mineira de rap, Hot e Oreia conseguem dosar aqui humor e mensagem de uma maneira única. A sacada “Cês são CS, eu RPG” é para poucos. E o “pior” é que o som é bem bom. Olho neles.

11 – Bixiga 70 e Luiza Lian – “Alumiô (Cai Na Terra)” (5)
O encontro entre Luiza Lian e Bixiga 70 nasceu com cara de clássico. Fica a deixa para um projeto mais extenso, um álbum, quem sabe? Estamos na espera.

12 – Yma – “Vampiro” (7)
Os shows da Yma que andamos vendo por aí ajudaram a recolocar o disco dela, que foi lançado lá no começo do ano passado, de novo em rotação por aqui. “Vampiro” é uma delícia de música.

13 – Mc Thá – “Rito de Passá” (8)
Quem não entender com a MC Thá a dimensão do funk em si e no diálogo com outros gêneros não entende mais. Uma contribuição imensa ela dá aqui em “Rito de Passá”.

14 – Emicida – “Ismália” (9)
A gente já falou desta faixa por aqui. Se o novo álbum do Emicida for encarado como um filme, “Ismália” é a cena mais triste. Um resumo sobre a tragédia do racismo na estrutura social do país. Que peso de som. Que coisa séria.

15 – Boogarins – “Sombra ou Dúvida” (10)
Melhor banda brasileira em atividade, os Boogarins fizeram mais uma beleza de disco no ano passado. E esta música é uma das belezas dessa beleza.

16 – Black Alien – “Vai Baby” (11)
17 – Djonga – “Bença” (12)
18 – Papisa – “Fenda” (13)
19 – O Terno – “Pra Sempre Será” (14)
20 – Apeles – “A Alegria dos Dias Dorme no Calor dos Teus Braços” (16)
21 – Moons – “No More Tear about It” (17)
22 – Linn Da Quebrada – “Oração” (18)
23 – Francisco, El Hombre – “Matilha :: coleira ou cólera” (Estreia)
24 – Fresno – “Sua Alegria Foi Cancelada” (19)
25 – Marrakesh – “Prove Me Wrong” (20)
26 – Supervão – “XXI” (21)
27 – Gumes – “Impossible” (22)
28 – AIYÉ – “Terreiro” (23)
29 – Brvnks – “Don’t” (24)
30 – Alessandra Leão – “Ogum Está De Ronda” (25)
31 – Nego Gallo – “DVD” (26)
32 – Bruna Mendez – “Tropical” (27)
33 – Meu Nome Não É Portugas – “Raiz” (28)
34 – Livia Nery – “Estranha Melodia” (30)
35 – Céu – “Rotação” (29)
36 – Amen Jr. – “Futuro” (31)
37 – Martte – “Sua Pele” (32)
38 – Diomedes Chinaski – “Meus Nikes” (34)
39 – Raça – “Paciência” (35)
40 – Karol de Souza – “Tambor” (41)
41 – Flerte Flamingo – “Curió” (44)
42 – Nill – “Embalagens” (45)
43 – Rômulo Fróes – “Elza” (43)
44 – Rachel Reis – “Ventilador” (50)
45 – Pabllo Vittar – “Amor De Que” (46)
46 – Souto MC – “Retorno” (47)
47 – Bruno Capinam – “Mais Amor” (Estreia)
48 – Céu de Vênus – “O Acaso Não Existe” (Estreia)
49 – Vovô Bebê – “Exôdo” (Estreia)
50 – Caio – “Entorna” (Estreia)

* Entre parenteses está a colocação da música na semana anterior. Ou aviso de nova entrada no Top 50.

** Na vinheta do Top 50, o rapper paulistano Rincon Sapiência. A cantora curitibana Vivian Kuczynski ilustra a foto da chamada do post na home da Popload.

>>

MITSKI – horizontal miolo página
MITSKI – inner fixed
INTERPOL – inner fixed mobile