Um ano sem David Bowie. O lindo documentário da BBC está aqui (por enquanto)

>>

* Há exato um ano, no dia 10 de janeiro de 2016, o ídolo David Bowie iniciava uma temporada cruel de mortes na música, num período devastador que levou, entre outros, Prince e Leonard Cohen. Bowie morreu em seu apartamento em Nova York, em decorrência de um câncer no fígado, diagnosticado quase dois anos antes. Muito pouca gente sabia de sua doença. Mesmo em estado delicado, dois dias antes de sua morte o cantor inglês conseguiu lançar seu último disco, “Blackstar”, na mesma data em que completava 69 anos.

Untitled-2

Nos últimos dias (e no último ano, na real), Bowie está sendo lembrado de diversas formas.

Na rede de TV britânica BBC, no último domingo, foi mostrado o documentário “David Bowie: The Last Five Years”, que recorda o artista genial que ele foi desde os anos 60, mas em especial foca nos últimos cinco anos de sua inspirada volta à produção, participando ativamente de seus dois últimos discos, os delicadíssimos “The Next Day” e “Black Star”, e da peça “Lazarus”.

O documentário, de uma hora e meio e a princípio travado para ser visto apenas em solo britânico, tem aparecido para “outros povos” na internet e sendo derrubado em seu streaming. Para download, tem até razoavelmente fácil para achar.

Abaixo tem um canal bom de Youtube que, por enquanto e já há algum tempinho, está ativo. Veja antes que tirem do ar. Um bom jeito de celebrar Bowie neste primeiro aniversário de sua morte.

David Bowie – The Last Five Years (Jan. 2017) from parrovski on Vimeo.

>>