Um dos rolês mais aleatórios do Oasis, pior show da banda na história (com metanfetamina e tudo), é disponibilizado para ajudar em campanha para que casas de shows não fechem na Inglaterra

Um dos rolês mais aleatórios do Oasis, pior show da banda na história (com metanfetamina e tudo), é disponibilizado para ajudar em campanha para que casas de shows não fechem na Inglaterra Foto: divulgação

>>

* Só pelo título…

140720_oasis2

Um dos rolês mais aleatórios da conturbada e animada carreira do Oasis rolou no final de setembro de 1994. Naquela época, a banda britânica estava nos Estados Unidos para divulgar o recém-lançado disco de estreia, “Definitely Maybe”, que viria a se tornar um dos mais importantes da história do rock inglês.

No entanto, o show realizado na famosa casa de shows Whiskey A Go Go, na região de West Hollywood, ganhou fama por ter sido o pior do Oasis na carreira. Opinião da própria banda. O motivo foi revelado no documentário Supersonic.

Resumidamente, a apresentação foi um caos porque toda a banda e boa parte da equipe de produção resolveu se aventurar pela primeira vez com metanfetamina. Diz o Noel que o cenário naquela noite estava tão fora de controle que cada integrante do grupo tinha um setlist diferente. E em determinados momentos cada um estava tocando uma música diferente dentro de uma mesma música.

Como se não bastasse, após esse show, Noel resolveu dar um tempo na banda e literalmente sumiu. Ele foi para San Francisco, onde passou alguns dias com uma menina misteriosa que só teve a identidade revelada após a história ser contada no filme, em 2016. E o mais legal de tudo: foi ela a inspiração para que Noel escrevesse a linda “Talk Tonight”, canção lado-b que se tornou uma das preferidas dos fãs e acabou sendo tocada pelo Oasis a vida toda.

O nome da garota é Melissa Lim, que deu sua versão da história ao San Francisco Chronicle, em 2016. “Eu nunca estive em um backstage antes, então perguntei a ele, ‘onde é a afterparty?’, e ele respondeu: ‘que afterparty? Posso sair com você hoje?’. Ele estava bem chateado. Coloquei ele em meu apartamento, dei comida e tentei acalmá-lo. Ele queria acabar com a banda. Fomos ao Huntington Park pra ele esfriar a cabeça. Escutamos música. Fomos a uma loja de discos. San Francisco tem uma péssima reputação de ser um lugar onde as bandas acabam, como a The Band e os Sex Pistols. Eu não ia deixar isso acontecer diante dos meus olhos. Eu disse a ele, ‘você não pode deixar a banda, vocês estão na iminência de algo grande!”, disse ela à publicação.

Noel e Melissa Lim, a moça que inspirou Talk Tonight
Noel e Melissa Lim, a moça que inspirou Talk Tonight

Essa historinha toda serve como base para a notícia de hoje, 14 de julho. Na Inglaterra está rolando há alguns meses um movimento de arrecadação financeira chamado Music Venue Trust, que engloba nada menos que 670 casas de shows independentes ao redor do Reino Unido. Deste total, menos de 20% garantiram que aguentam mais algumas semanas sem precisar fechar de vez. A campanha visa arrecadar 1,5 mi de libras para ajudar que essas casas sobrevivam à pandemia.

E esse show caótico do Oasis foi divulgado por colecionadores de forma gratuita, com a gravação original em VHS super bem conservada, som ótimo, mostrando o pior show do Oasis por cerca de uma hora. Um raro registro que pode ser baixado de graça, mas que serve de estímulo para quem quer fazer uma doação para o Music Venue Trust.

As informações de como fazer a doação e o link disponível para o show estão neste site de colecionadores do Oasis.

Abaixo, já dá para reparar a bagunça no comecinho do show, com equalização mal feita, banda viajando, Noel perdido, e o amplificador dando pau. Haha.

SETLIST
Rock ‘n’ Roll Star (aborted)
Rock ‘n’ Roll Star
Columbia
Fade Away
Digsy’s Dinner
Shakermaker
Live Forever
Bring It on Down
Up in the Sky
Slide Away
Cigarettes & Alcohol
Married With Children
Supersonic
I Am the Walrus

>>

MITSKI – horizontal miolo página

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 14/07/2020
Tags oasis
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
MITSKI – inner fixed
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile