Um momento marcante do Glasto 2019: quando o Stormzy, headliner histórico, não sabia que estava usando uma roupa-protesto feita pelo… Banksy (artista histórico). Que histórico!

Um momento marcante do Glasto 2019: quando o Stormzy, headliner histórico, não sabia que estava usando uma roupa-protesto feita pelo… Banksy (artista histórico). Que histórico! Foto: divulgação

>>

* Que o Glastonbury é o mais colossal festival do mundo a gente já sabe (desde os anos 70). Mas as coisas inacreditáveis que acontecem nele e repercutem dele fazem o Coachella, por exemplo, ser um festival de blogueiras de moda, se é que isso seja possível (OK, é!). Tipo assim:

***

***

* O Stormzy e o Bansky

Um dos headliners deste ano foi histórico. O rapper inglês Stormzy, 25 anos, o primeiro negro britânico headliner do Glastonbury e o primeiro astro do hip hop a encabeçar um dos dias do festival em seu majestoso palco em formato de pirâmide. Isso aconteceu na sexta-feira. Ainda que os ritmos são bem parecidos e muito diferentes ao mesmo tempo, Stormzy é do grime, na real, embora os conceitos hoje se confundem. Sei lá. Mas nessas ele já tinha feito história em 2017, quando seu disco foi o primeiro do grime a conquistar o primeiro lugar da parada oficial britânica. Stormzy, ainda, falamos aqui inclusive, se tornou o segundo headliner mais jovem do Glastonbury em seus 49 anos de realização, perdendo apenas para aquele David Bowie, que liderou o line-up do festival aos 24 anos. Tudo bem até aqui?

Acontece que veio o show do Glastonbury e o Stormzy não fez por menos. Além de suas músicas campeãs na performance que fez babar público (dizem que 200 mil pessoas) e crítica, o rapper abriu espaço para um empolgante discurso político em referência à minoria negra no sistema de justiça criminal inglesa, puxou um coro mandando o governo e um ex-prefeito inglês (do partido conservador) se f*der, levou ao palco um grupo de balé composto só por dançarinxs negrxs. E teve, como convidado especial, o nosso Chris Martin, o líder do Coldplay.

E, COMO SE NÃO BASTASSE, em um dos seus looks (ou não-looks) que levou para a sua histórica apresentação no Glasto, o Stormzy apareceu vestido com um colete que trazia o desenho da famosa bandeira do Reino Unida (Union Jack), mas só que em preto & branco. Acontece que a vestimenta era nada menos que UMA OBRA DE ARTE DO BANKSY, um dos mais polêmicos e incríveis artistas urbanos de todos os tempos, de desconhecida identidade real (um dos caras do Massive Attack?). O colete, veja bem, era à prova de facadas, a modalidade de crime que, parece, mais cresce nas ruas da periferia inglesa (não raro também na Zona 1, a região central).

Acha que acabou? Parece que o Stormzy NÃO SABIA que a roupa que ele estava usando em seu show era na verdade um manifesto artístico do Banksy. O artista, em sua conta no instagram, revelou NO MOMENTO EM QUE STORMZY SE APRESENTAVA que era o autor da roupa. Falando: “Eu fiz esse colete único à prova de facadas e pensei: Quem poderia usar isso? Stormzy no Glastonbury!!”. Depois de seu show, ao saber da história e jurar desconhecer a procedência do look que arrumaram para ele fazer história no Glasto 2019, o rapper postou no Twitter: “Absolutely f****** speechless” (você viu o tweet lá em cima, né?).

No dia seguinte, Stormzy postou no Twitter uma conversa dele com a mãe, pelo Whatsapp, na manhã seguinte ao show.

>>

news

Postado por Lucio Ribeiro   dia 01/07/2019
Editora Terreno Estranho – quadrado interno
Editora Terreno Estranho – inner fixed mobile