Popnotas – Fontaines D.C. encerra a era “Romance” sendo perseguido pelos caras de balaclava verde. O Thurston Moore fazendo Velvet Underground. E um show inteiro do Oasis conquistando a América

Popnotas – Fontaines D.C. encerra a era “Romance” sendo perseguido pelos caras de balaclava verde. O Thurston Moore fazendo Velvet Underground. E um show inteiro do Oasis conquistando a América Foto: divulgação

*** O incrível Fontaines D.C. se despediu oficialmente da era “Romance” com um registro ao vivo sombrio e envolvente para a faixa “Desire”. O vídeo, dirigido por Aube Perrie, compila cenas de shows recentes, incluindo a apresentação no lendário Alexandra Palace, em Londres. O clipe ainda traz a reaparição de uma figura enigmática de balaclava verde-limão, já vista no vídeo de “Starburster”, que parece perseguir a banda em meio à energia caótica das performances. A turnê que marcou este ciclo incluiu shows gigantescos em parques de Londres e Manchester, além de uma despedida em grande estilo em Belfast, ao lado do Kneecap. Após o último show, o baixista Conor Deegan III compartilhou nas redes sociais um agradecimento emocionado aos fãs, dizendo que a banda deixou “sua romance em 162 pedaços” e que o público devolveu tudo “até a borda e além dela”. O período também foi marcado pelo engajamento social do grupo: neste mês, o Fontaines D.C. lançou uma camiseta em parceria com a instituição CALM, voltada para prevenção do suicídio, reforçando a importância da saúde mental no universo da música.

*** O distinto Thurston Moore, ex-líder do Sonic Youth, soltou sua própria versão para “Temptation Inside Your Heart”, faixa obscura do Velvet Underground gravada em 1968 e lançada apenas em 1985, na coletânea VU. O lançamento tem um motivo especial: a homenagem chega em paralelo ao aniversário de Sterling Morrison, lendário guitarrista dos Velvets. Para a ocasião, Moore reuniu sua atual banda, que conta com Deb Googe, do My Bloody Valentine, e recriou a canção em clima de improviso cósmico, com direito a interpretações bem particulares das entonações de Lou Reed. O músico, que em 2024 lançou o álbum “Flow Critical Lucidity” e recentemente se juntou ao Napalm Death para revisitar o clássico dos Ramones, “Now I Wanna Sniff Some Glue”, continua mostrando seu fôlego criativo ao mesmo tempo em que presta tributos à história do rock e de outras lendas como ele. Não tinha como não ficar bom.

*** Já tem algum tempo que não falamos da turnê do ano, a do Oasis, é claro. Depois dos shows absurdos no Reino Unido e Irlanda, a banda dos brothers Noel e Liam está na América do Norte para uma série de shows em alguns estádios. Depois de duas apresentações em Toronto e outra em Chicago, o Oasis fez na noite de ontem (31 de agosto) o primeiro de dois shows no Metlife Stadium, que fica nos arredores de Nova York e Nova Jersey, onde mostrou o mesmo nível dos shows em casa. “Acusado” de não ter conquistado a América lá nos anos 90, especialmente pelo comportamento intempestivo dos irmãos, o Oasis está tratando a turnê de reunião como uma última chance. Pelo visto, está conseguindo desta vez, a julgar pelas diversas resenhas altamente positivas dos canais de comunicação por lá. Tipo a do Hollywood Reporter, que decretou: “Indomável, analógico e ferozmente coletivo: a passagem dos irmãos Gallagher pelos EUA é tudo o que o nosso mundo do ‘tecno-entretenimento’ não é. E é exatamente por isso que precisamos deles”. Tudo isso pra dizer que temos o show de ontem inteirinho filmado por um fã.

MDE 1 – horizontal miolo página
terrenoestranho-greenday-horizontal interna