Thom Yorke no cinema. Show solo do líder do Radiohead vira filme (na Austrália)

Foto: Deb Pelser

O incansável Thom Yorke, sujeito de mil projetos, voltou a ser notícia poucas semanas depois da curta, porém absurda, turnê do Radiohead no final do ano passado.

Embora não seja em um projeto com sua banda mais famosa, Thom finalmente transformou aquela experiência rara de ver sua obra inteira costurada em palco em um filme para o cinema. 

A primeira turnê solo da carreira do cantor, compositor e produtor inglês vai ganhar um registro oficial chamado “Thom Yorke Live at Sydney Opera House”, gravado nos shows que ele fez no Forecourt, a área externa da famosa casa de shows australiana, em novembro de 2024, com aquele cenário absurdamente cinematográfico que praticamente já vem com trilha sonora embutida. 

Só que, pelo que a descrição oficial promete, o charme do projeto não está na grandiosidade do lugar, e sim no contraste: mesmo com a imponência do cartão-postal australiano, a sensação é de um show íntimo.

O filme passa por todas as fases desses mais de 30 anos de Yorke enquanto artista, sem ficar preso ao óbvio. Tem espaço uma versão acústica do revisitado hit “Let Down”, do Radiohead, tratada como um dos grandes momentos do repertório. Ao mesmo tempo, ele abre o baú de deep cuts e referências que ajudam a explicar por que essa turnê virou assunto, incluindo “Rabbit in Your Headlights”, do UNKLE, faixa que carrega a voz de Yorke como uma assombração elegante desde o fim dos anos 90. O set também passeia pelos discos solo de pegada mais eletrônica e seu infindável laboratório de texturas e batidas, sem perder a força emocional das melodias.

Dirigido por Dave May, “Thom Yorke Live at Sydney Opera House” teve premiere na últimas semana na própria Sydney Opera House. Agora, o filme entra em cartaz nos cinemas australianos a partir de 6 de março. A promessa é de uma experiência pensada para fãs de Radiohead, The Smile e tudo o que existe entre um projeto e outro, amarrando essas múltiplas versões de Yorke.

Ainda não há informações se o registro será mostrado em cinemas de outras partes do mundo. Mas a internet está aí para nos ajudar…

Abaixo, o trailer bonitão do que vem por aí. E uma versão “da galera” de “Let Down”.

circuito2026 horizontal interno
terrenoestranho-greenday-horizontal interna