Top 5 Shows – Lembra os Forgotten? Os shows da semana são dos Boys. Maglore dando tchau para as guitarras e o corpão da Jup no pequeno Picles completam o pódio

Gone, but never forgotten. Após 15 anos, a banda paulistana Forgotten Boys lançou na semana passada seu primeiro disco de inéditas, o potente “Click Clack”, e já estão levando as novas músicas para estrada. As primeiras apresentações do grupo, patrimônio do rock paulistano, serão em uma miniturnê pelo midwest brasileiro. Parada obrigatória para quem viveu o ápice do indie-rock dos anos 2000. E para os jovens do “novo emo” também. Rrrrrock!

Para celebrar os 15 anos de banda, os baianos da Maglore vão fazer uma bela festa na Casa Rockambole neste fim de semana. Com repertório de seus quatro álbuns de estúdio, os shows também marcam um momento de pausa antes do próximo trabalho da banda. E o vocalista, Teago Oliveira, já deu a letra: “Talvez seja a última vez que vocês vejam a gente tocando guitarra num show durante muito tempo.”  O show de sábado 5 já está esgotado, mas você pode garantir seu ingresso para o domingo 6.

Com show inédito, Jup do Bairro se apresenta pela primeira vez no Picles. A cantora paulistana lançou o EP “In.corpo.ração” em junho deste ano, no qual aprofundou seus questionamentos sobre o diálogo do corpo na sociedade com doses pesadas de rimas e produção esperta da Cyberkills. Para completar a noite, Jup receberá a participação da Dupla 02, composta por Thalin e Enow, e com quem a cantora divide o single “Famozin”, lançado no ano passado. 

Em sua quinta edição, o festival Polifonia assume o palco do lendário Circo Voador pela primeira vez. O line-up está completo com as bandas que dominam os gêneros de post-hardcore, como é o caso da Menores Atos, e algo mais indie-punk, desta vez falando da clássica Garage Fuzz. E o festival traz entre esses artistas já consolidados algumas bandas em ascensão na CENA como Sound Bullet e El Toro Fuerte. A tenda do Circo vai tremer neste sábado. 

Nesta quinta 3, Chico Bernardes faz show de lançamento de seu segundo disco, “Outros Fios”, no Bona Casa de Música. Com influências de Nick Drake, Joni Mitchell e Gilberto Gil, Bernardes seguiu com seus questionamentos existencialistas, se aprofundando nas dinâmicas sonoras para incluir mais instrumentos e elementos da música eletrônica em seu estilo de folk. Na noite de quinta, Chico estará acompanhado pelo multiinstrumentista paulistano Gabriel Milliet.

***
E MAIS

Para o caso de nossa seleção não ser suficiente, temos nossa listona aqui com o que de mais significante vai rolar em palcos brasileiros nesta semana. Começamos pela apresentação final do grupo Gole Seco na sua residência “Gole a Gole” no Centro da Terra, nesta segunda 30. Seguimos para terça 1 quando o Bona Casa de Música recebe a dupla Yoùn, enquanto Fernando Catatau e Isadora Stevani se apresentam Centro da Terra. Na mesma terça 1, a banda Ema Stoned toca no Sesc Consolação e o Silva leva seu bonito novo show “Encantado” para a Arena Jockey, no Rio. Para a quarta 2 temos mais um show da banda Cidade Dormitório, em rara vinda de Aracaju, desta vez tocando na Porta Maldita. A quinta 3 está mais “volumosa”, repare: a mineira Augusta Barna faz performance no Mundo Pensante, Chico Bernardes lança seu segundo disco, “Outros Fios”, no Bona Casa de Música, Negro Leo mostra seu “Abismo Tropical” na Casa de Francisca e o rapper Nill convida Ana Frango Elétrico para dividir a noite na Casa Natura Musical. No Rio, ainda na quinta 3, Tontom apresenta seu “Mania 2000” no Blue Note e Zeca Veloso leva seu “Desenho de Animação” para o Clube Manouche. Enquanto isso, em Brasília, a banda paulistana Pelados toca pela primeira vez no Infinu. Na sexta 4 já começa a ficar bem mais difícil de escolher: tem Francisco El Hombre cantando Novos Baianos na Casa Natura Musical, Banda Del Rey no City Lights, os caras do Zimbra apresentando o disco “Sala Dois” no Sesc Santo André e as bandas Mundo Video e Os Fonsecas no “novo” Porta. No Rio, Don L manda a rima no Circo Voador e em Goiânia a banda Pelados se apresenta no Shiva Alt-Bar. Tem ainda as duplas de shows que acontecem tanto na sexta 4 quanto no sábado 5, começando pelo pernambucano Ivyson e sua turnê Afinco no Sesc Ipiranga, a potiguar Juliana Linhares interpretando o álbum “O Romance do Pavão Mysteriozo”, de Ednardo, no Sesc 24 de Maio, Alaíde Costa fazendo show de seu disco “E o Tempo Agora Quer Voar” no Sesc Pinheiros e Curumim levando seu novo trabalho “Pedra da Selva”, com participações de Funk Buia, Jéssica Caitano, Iara Rennó e Arlete Alves, ao palco do Sesc Pompeia. As escolhas não ficam mais fáceis no sábado 5 com Pedro Altério, com participação de Tó Brandileone e Leticia Fialho, na Casa Natura Musical, a banda Tont ocupando o clubinho chic do Bar Alto, Souto MC mandando seu “Flow Marginal” no Itaú Cultural, Julia Vargas performando no Picles e a grande Ava Rocha apresentando seu álbum “Néktar” no Sesc 14 Bis. E, no Rio, Edgar Scandura faz seu show “Amigos Invisíveis” no Clube Manouche. Para fechar a semana, o Cine Joia recebe as bandas Zander, Hateen, Garage Fuzz & Chuva Negra no domingo 6. Começamos com rock, fechamos com rock.

***
FIQUE DE OLHO

Completando 26 anos de muita história, o Festival Mada anunciou o line-up completo da edição deste ano. Em dois dias de evento, o festival potiguar receberá 20 shows de artistas de todo o país. A curadoria está sempre atenta aos artistas que estão se destacando na CENA, desde artistas em ascensão, como Gracinha e Ebony, a artistas já consolidados e em evidência como Ana Frango Elétrico, FBC e Duda Beat. Os headliners do festival serão Xande de Pilares, com seu show com repertório de Caetano Veloso, na sexta, 18 de outubro, e BaianaSystem no sábado 19. 

***
* Na vinheta do Top 5 Shows, a banda Forgotten Boys, em foto de Wilmore Oliveira.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.

Editora Terreno Estranho Mark Lanegan “Devil in a Coma” – horizontal fixo interna
NOVO Circuito – horizontal fixo interna