Mais uma banda das antigas anuncia a aposentadoria: vem aí a última turnê da Gang of Four

Mais uma banda das antigas anuncia a aposentadoria: vem aí a última turnê da Gang of Four Foto: divulgação

Bandaça bastante importante e influente da música alternativa, especialmente para a galera do post-punk, a Gang of Four botou prazo de validade em suas excursões e fará seus últimos shows em 2025.

O anúncio chega quatro anos depois da morte do grande líder e vocalista Andy Gill, que nos deixou após uma “breve doença respiratória” em 1º de fevereiro de 2020, semanas antes da Covid-19 explodir no mundo todo. Inclusive, cabe aqui um adendo. Tempos depois, sua esposa, a jornalista Catherine Mayer, contou para a BBC que Gill havia estado na China no final de 2019 e voltou de lá com problemas que mais tarde batiam com os sintomas da pandemia. Pessoas próximas do círculo do casal e da banda começaram a apresentar problemas parecidos logo em seguida, resultando em internações de amigos. “É possível que nunca saibamos se a Covid-19 matou Andy, mas eu sempre saberei, em detalhes, como ele morreu”, disse ela.

Voltando ao Gang of Four… O rolê de despedida pela América do Norte está marcado para ter início em 20 de abril do ano que vem, em Boston. Pelas cinco semanas seguintes, o grupo passará por cidades como Los Angeles, Nova York, Chicago, Toronto, até chegar ao fim da linha em San Diego, o por agora último show anunciado, para 29 de maio.

Os shows serão contemplados com uma apresentação na íntegra do seminal “Entertainment!”, disco definitivo da carreira de quase cinco décadas do grupo, lançado oficialmente em 1979. Além do álbum, serão tocadas as canções mais conhecidas de outros trabalhos.

“2025 será o aniversário de 45 anos do lançamento de ‘Entertainment!’ nos Estados Unidos e vai marcar nosso último ano enquanto banda. Foi maravilhoso, mas tudo acaba. Queremos celebrar bastante com nossos fãs e amigos”, disse a banda, em comunicado.

Desde a morte de Andy, a Gang of Four lançou dois EPs, “This Heaven Give Me Migraines” e “Anti Hero”, além de um box especial da fase inicial do grupo, intitulada “77-81”.

Formada em Leeds no meio dos anos 1970 e considerada “a melhor banda política do rock alternativo”, a banda teve uma primeira fase avassaladora na cena até se desfazer em meados da década de 1980. Nos anos 90, o grupo ensaiou dois retornos, que só veio a acontecer de verdade em 2005. Entre bandas declaradamente influenciadas pela Gang of Four estão Nirvana, R.E.M., e Franz Ferdinand.

Editora Terreno Estranho Mark Lanegan “Devil in a Coma” – horizontal fixo interna
NOVO Circuito – horizontal fixo interna